Porque sofremos por amor?

Todo relacionamento começa diferente, se tem sempre a sensação de que "agora encontrou alguem que te completa", mas, sei lá, por algum motivo acaba. As pessoas costumam acreditar que amam realmente, até surgir algum obstáculo na relação. Quando o outro deixa de satisfazer seus desejos, muda seu padrão de comportamento, faz uma nova escolha, se afasta daquele modelo idealizado, instala-se a frustração, e se fixa no desejo de destruição daquele que julga ser o culpado pela dor que atravessa.

Normalmente entramos nas relações imaginando que o outro nos completará, satisfazendo nossas idealizações. Esquecemos porém, que não podemos completar aquilo que só a nós compete, o preenchimento do vazio interior. Uma relação envolve sentimentos de compreensão, companheirismo, troca, o saber ceder ou até mesmo "esperar", palavra essa que se ouve muito...

Mas então porque sofremos?

A dor vem, não das coisas vividas, mas daquilo que se podia ter vivido, sonhado e não se cumpriu. Normalmente esquecemos o que de bom vivemos a dois, e passamos a sofrer pelas projeções futuras irrealizadas, por todos os passeios, show, cidades, que gostariamos de ter vivenciado ao lado do amor, e não realizados, por todos os beijos cancelados, pela eternidade. Sofremos porque, de certa forma, o futuro foi confiscado de nós, impedindo que se viva muitas aventuras ao lado do amor, todas as que sonhamos e queriamos realizar, e nunca chegamos a realiza-las.

Deviamos não sofrer, mas sim agradecer, por ter conhecido uma pessoa legal, que gerou um sentimento agradavel, e se tornou uma companhia , mesmo que por um tempo, um tempo feliz.

O importante é sempre usar a razão e não se iludir, viver mais, não desperdiçar a vida, ou um momento da vida, que não volta mais.

Beto Lima
Enviado por Beto Lima em 02/01/2011
Reeditado em 03/01/2011
Código do texto: T2704781