Qual é o presente que me dou?

Na época do final de ano e, também, em momentos comemorativos se presenteia, se festeja e se comemora. Presente se refere aquilo que se dá para lembrar de alguém, um agrado.

Trago aqui uma reflexão acerca do presentear. Qual é a sua relação com o presentear alguém? Está ligado, entre outras coisas, um doar ao outro, importar-se, lembrar e você, com freqüência presenteia os demais!?

Há pessoas que têm dificuldade em presentear não só pelo aspecto financeiro, mas em doar-se pelo outro. Não sabem fazer isto e, ás vezes, há uma miséria emocional. È importante compreender porque se tem esta dinâmica e se vive assim.

Ocorre, também, casos em que a pessoa sabe presentear os demais e não sabe se presentear.

Pergunta-se: Qual é o presente que você está precisando? Qual o presente que você se daria? Presentear você significa o que?

Trago aqui estas reflexões para o exercício sobre seu cotidiano, sobre a possibilidade de você se presentear mais, não somente no sentido material, concreto, mas presentear no sentido emocional, espiritual.

Pode se ampliar o questionamento: O que você está precisando? Você está esperando dos outros ou pode fazer isto por você? Ressalto aqui a importância de focar naquilo que depende de você, de seu comportamento, atitudes e decisões.

Você está precisando de atenção? Você esta precisando de compreensão? Você está precisando de colo? Você esta precisando ser ouvido? Você está precisando cuidar mais de você? Você está precisando se alimentar melhor? Você está precisando de seu próprio respeito? Você está precisando de mais tempo? Você está precisando de alguém? Você está precisando de aprender aceitar limites? Você está precisando de assumir mais riscos? Você está precisando de segurança? Você esta precisando de motivação? Você esta precisando de se aceitar mais?

O que você pode fazer por você que não está fazendo?

Presentear, também, é fazer algo por você que está precisando. E se dar algo que você merece e que irá fazer bem. Não deixe de se presentear, principalmente, no aspecto emocional. Representa um cuidado com você.

Se questione: Qual o presente que estou precisando e posso me dar? Qual o presente que você já tem e não sabe que tem? Se presenteie...

guido campos
Enviado por guido campos em 26/12/2010
Reeditado em 19/06/2015
Código do texto: T2692703
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.