Sobre a Vida - Parte 2 - Perda de Um Parente
Na minha segunda poesia postada aqui no Recanto eu disse os seguintes versos ao final dela:
"Mas o que é a perda de um ente querido
Se não a sensação de também ter morrido
E o que é a vida
Se não o dever de cicatrizar feridas
E o que é viver
Se não a certeza de que se vai morrer"
Na ocasião destes versos e tudo o que na poesia era dito antes denotava à perda da minha ex mulher, assim como a maioria das outras que eu escrevi.
Mas destes versos, muitos que, como eu, também perderam um ente querido (no meu caso, o meu pai), podem também ter tido essa sensação naqueles momentos em que realmente parece que você também morreu junto com a pessoa amada. A tristeza toma conta de ti por muitos e muitos dias referindo-se às duas primeiras linhas, mas no meio tempo você percebe que não pode viver nessa fossa toda e que a morte é algo natural que você deve superar (referindo às linhas 3 e 4), e daí vêm o questionamento sobre a única certeza da vida, algo que você percebe que não se questiona, que é a certeza da morte (versos finais). Só que no caso da morte de um parente, por velhice ou doença, as coisas são muito mais "fáceis" de encarar do que a perda de uma mulher que se ama, porque a morte em si já diz, a pessoa faleceu, não existe possibilidade de volta, a não ser na reencarnação (para quem acredita), mas a perda de uma pessoa amada por paixão e convivência, quando você perde ainda gostando, por capricho dela não querer ficar mais perto de você, é algo amigo, que realmente, é uma dificuldade absurda de superar, e essa dificuldade acaba remetendo a todos os versos acima citados de uma vez só e misturados, pois já não se sabe de mais nenhuma certeza da vida, a única aparente, é a de que você vai sofrer "eternamente" e que, na verdade, a suposta frase "só um novo amor cura um velho" não é nada válida, pois cada amor e cada caso, e cada pessoa, é diferente. Cada um lida com a perda de uma forma diferenciada, isso é o que nos faz humanos, mas por que, logo eu, fico com ela o tempo todo na cabeça.... e o pior, ela está tão perto e tão longe fisicamente. Triste demais essa parte da vida, "bem que poderíamos apenas ganhar né? Nada de perder. Por favor, queria tanto ganhar... Você."