Ser Humano

Quanto mais tento entender o comportamento do meu semelhante, mais me decepciono. Como gostaria que as pessoas, apenas por alguns instantes, simplificassem e não complicassem tanto a vida! Seria tão maravilhoso se cada um, algumas vezes, refletisse sobre os momentos da nossa existência e percebesse o tempo que se perde tendo um comportamento que atingirá às pessoas que nada tem a ver com sentimentos feridos de *outrem.

Criamos em nosso coração mágoas de alguém, que por alguma razão um dia nos afetou, deixando esse sentimento guardado a “sete chaves”, transformando em um ressentimento, que simplesmente, apenas nos fará sofrer, dificultando a possibilidade de compreensão. Perdoando e ao mesmo tempo aliviando esta dor, por certo ajudaria a nossa consciência, se libertando de um ódio que tomou conta e que nos faz sofrer tanto, às vezes por dificuldade de aceitar certas ofensas.

Sem nenhuma explicação temos raiva ou não vamos com a “cara de alguém”, sem mesmo esta pessoa nunca ter nos feito nada, simplesmente por não sentir simpatia. Criamos sentimentos negativos que nos atormentam durante a trajetória de nossa vida e ao mesmo tempo sofremos tanto. Diante deste comportamento continuado, impedimos a nossa paz de espírito, canalizando conceitos que formamos injustamente, que por certo afetará alguém, que nada fez por merecer.

Se ao menos de vez em quando você parasse, olhasse para traz e para os lados, tirando as vendas dos olhos, por um instante perceberia os contrastes que existem ao seu lado e que nunca havia notado. Somos todos criaturas do mesmo processo, por outro lado somos diferentes nas formas de pensar e agir, ninguém pode ter o comportamento que desejamos que tenha. Devemos amar e respeitar cada semelhante da forma que são afinal. O Criador deu-nos o livre arbítrio de comandar nossa vida...

Pensamentos: José Deoclécio de Oliveira

José Deoclécio de Oliveira
Enviado por José Deoclécio de Oliveira em 24/12/2010
Reeditado em 31/05/2015
Código do texto: T2688866
Classificação de conteúdo: seguro