"Nemo nascitur sapiens" *

A ignorância maior é pensar saber, é supor que se tem experiência quando somos eternos aprendizes. Houve um tempo que tive essa mania, e a conclusão que cheguei foi que quanto mais eu pensava que sabia mais eu quebrava a cara. Penso que a vida de quem é consciente das suas próprias limitações é mais feliz e pacífica, melhor é aprender a ficar calado e observar do que colher as consequências da precipitação. Algumas pessoas são muito rápidas em chegar a certas conclusões, seus pensamentos tornam-se ação tão rápido que muitas vezes só resta-lhes tempo para arrepender-se.

Nas relações humanas, a melhor coisa é cultivar a modéstia e a humildade. A modéstia, como já supracitado, é a consciência das nossas próprias limitações. A humildade é a capacidade de rebaixar-se a um nível inferior, o que não necessariamente se dará em sentido literal. Ser humilde envolve considerar ou comportar-se como menor - embora muitas vezes não sejamos - dar valor ou importância maior às outras pessoas.

Embora não seja fácil demonstrar modéstia e humildade devido à pressão contrária que a sociedade moderna impõe sobre nós, vale a pena esforçar-se neste sentido.

* "Ninguém nasce sabendo"