Filosofia do homem sem escrúpulos

Ele sabe que está sendo vigiado por que o outro desconfia dele, no entanto ele age mesmo assim por cima das normas e princípios. “A amizade garantirá meu sucesso”, pensa ele esquecendo que para o outro existe princípios e que esses princípios estão acima de qualquer coisa. Ele cai na armadilha pregada pelo outro que almeja ver seu ambiente livre da ambição e da falta de conduta ética de alguns infelizes. E também garantir para que sua consciência não se deixe levar por sentimentos alheios, sendo incapaz de infligir regras morais, como arruinar os outros por benefícios próprios.

O reles inflige uma regra moral imposta pelo homem que é violar a lei, ele violou uma lei que toda sociedade rejeita, ele agora tem outra imagem diante da sociedade, talvez ele caia no arrependimento e fique constrangido, talvez ele sinta vergonha do que fez, ou não, visto que, ele é um homem sem escrúpulos e homens sem escrúpulos não desenvolve sentimentos que os levam para baixo, mesmo já estando no mais fundo buraco. Ele sabe que o sentimento de arrependimento não cabe em seu espírito, com isso ele tem autonomia para infligir uma lei moral ainda mais perigosa, ele corre bastante perigo por que essa lei para consciência é autoritária, perversa e nela permeia a escuridão, essa lei é exigente e dela prescinde muitos pontos universais.

O homem sabe quando passa dos limites e passar dos limites é pensar que está acima de qualquer coisa, portanto, não teme nada. Este acima de qualquer coisa cega o ser humano de uma maneira inacreditável, ele vai até o último degrau do perigo, ele quer está sempre acima por isso infligir é seu verbo favorito. O homem sem escrúpulos vai além de seus limites e faz o que seu semelhante repudia, ele diz: “que se dane a natureza moral dos homens e suas consequências, quem vive de moral morre de fome” enganado ele padece, pois o espírito da consciência é bem alimentado por princípios descontaminados. A moral fajuta sim, pode ir as favas por que dela nasce a mentira e levanta urubus em toda carnificina de conduta da humanidade, mas a moral saudável e limpa, a que vem das montanhas dos pensamentos incorruptíveis, a que jamais nascerá do rebanho, a que não tem uma só gota de fé. Essa sim derruba o homem sem escrúpulos.