PLANTIO E COLHEITA

Gosto do ditado: "O Plantio é livre, mas a colheita obrigatória."

Nesse pensamento está embutido a certeza da nossa livre escolha, e da maravilhosa frase do Mestre: "A cada um será dado segundo suas obras."

Percebo a cada nova manhã, que decido por esse ou aquele caminho.

Escolho viver o dia com alegria, bom ânimo e disposição, independente do quadro que possa estar acontecendo ao meu redor. Ou me entrego as lamentações, reclamações, e pessimismo.

O livre arbítrio é um presente do Universo a cada um de nós.

Adoro pensar que tenho a condição de exercer minhas escolhas, e de ser responsável por elas.

Parar e fazer um balanço da existência, ajuda também no auto-conhecimento.

Gratificante, quando percebemos que o resultado desse balanço é bom, que temos aproveitado cada plantio, para semear a boa semente.

Oportuno que nos canteiros da vida, cultivemos muitos afetos, muito aprendizado. Bom se germinou algumas virtudes que nos faltavam. Excelente, se com muito cuidado e empenho, exterminamos ervas daninhas, que sorrateiramente eram alimentadas pela nossa escolha imprópria.

Ter atenção cada dia mais em plantarmos sinceridade, respeito e amor, cultivando ao nosso redor um jardim repleto de amigos queridos.

Zelar para que sementes da sabedoria, da generosidade, da paciência, da tolerância, sejam semeadas, nos caminhos da vida.

Somente assim, o plantio em nossa existência gerará um jardim florido e perfumado.

O findar de mais um ano, é época propícia para avaliar como foi nesse período, o nosso PLANTIO E COLHEITA.

Lenapena
Enviado por Lenapena em 11/12/2010
Reeditado em 15/12/2010
Código do texto: T2665594