Niilismo intelectual pós-moderno
O destino para nós homens
Com o niilismo intelectual pós-moderno houve avanços sim, mas o homem perdendo a razão, os valores construídos por ele através do tempo, todas as coisas que formavam seu centro deslocam-se. O que antes era uma certeza vira agora uma incerteza, com isso o homem pensa apenas no presente, em uma vida dinâmica e tecnológica.
No paradigma pós-moderno há morte dos centros, a incredulidade perpassa por toda característica de dualidade havendo um colapso nos valores morais e éticos.
Dessa mentalidade temos então uma explicação para a crise da contemporaneidade, e para a alienação da população, que muitas vezes em suas atitudes, tem semelhança a qualquer outra coisa menos a homens.
O homem é um animal que busca uma verdade, mas se o homem renega sua busca mesmo que inconscientemente, no que então o homem se torna? Nada além dele mesmo, ele fica estagnado.
Portanto se há um destino que cabe ao homem, esse único destino é torna-se superior a si mesmo, dia após dia, superior ao seu passado, com a especulação mental e o amor ao saber.