O Jogo das Sete Coisas
Agradecendo ao convite do prezado e ilustre companheiro ALBERTO VASCONCELOS, venho com muita honra e prazer participar desse JOGO DAS SETE COISAS:
As sete coisas que pretendo fazer antes de morrer:
1 - Viajar pela Europa e oriente: conhecer cada cantinho e cantão do velho mundo, nosso continente-vovô longínquo e distante, mas tão próximo de nós no tempo e no espaço. Viajar por ali não como um turista nem como mero viajante, mas como aprendiz de feiticeiro e habitante. Alugar pequenos quartos ou alojamento em cidades de tamanhos e formas variadas e ir conhecendo e degustando aos poucos as redondezas, características e especificidades, as gentes, homens, mulheres e crianças, e os seus modos de ser, pensar, sentir, agir, refletir e conviver.
2 - Antes de dar início a essa viagem maluca e maravilhosa, elaborar mais alguns livros-filhos de contos e causos. Tenho ainda (salvo engano) mais nove anos de trabalho até a aposentadoria e gostaria de usá-los principalmente para satisfazer esse meu lado escrevinhador.
3 - Ver os meus filhos encaminhados na vida, formados e... felizes!
4 - Quem sabe (depois da viagem ou no caso dela não vir de fato a se concretizar) morar numa pequena cidade praiana do Espírito Santo ou de algum outro lugar tranquilo e benfazejo e poder gastar os meus dias quentes e as minhas noites brancas caminhando maravilhosamente vagabundo na beira do mar e em todas as direções e caminhos possíveis. Gosto demais de caminhar na praia e por lugares que desconheço, como um desbravador em terras distantes.
5 – Viver com simplicidade e alegria no coração durante todos os dias que me sobram/restam na vida.
6 – Buscar fazer felizes as pessoas que realmente interessam, me importam e fazem falta.
7- Ter mais um filho... ISSO É GOZAÇÃO!
As sete coisas que (acho que) faço bem (ou mais ou menos bem):
1 - Escrever.
2 - Amor (presunçoso? Talvez sim, talvez não. Para saber, só provando!)
3 - Trabalhar
4 - Estudar-pesquisar
5 - Confiar
6 - Ouvir
7 - Lavar pratos e louças em geral
Meus sete defeitos:
1 - Timidez
2 - Querer ser perfeito em certas coisas ou ocasiões (estou conseguindo me livrar desse problema e aceitar minhas limitações e imperfeições)
3 - Ser um pouco (ou um tanto?!) solitário, apesar de gostar de sê-lo
4 - Em nome da suposta perfeição acima exposta, ficar alterando o que as pessoas fazem ou fizeram, só por acreditar que posso melhorar algumas coisas ou um pequeno pedaço dessas coisas. Por exemplo: esse jogo chegou pra mim com o nome de JOGO DOS SETE e eu já o alterei para O JOGO DAS SETE COISAS. Outro exemplo: dia desses dei uma "melhorada" numa poesia do Drummond. Dá para acreditar??!!
5 - Quando resolvo uma coisa, ninguém consegue mudar a minha idéia ou a forma como vou agir. Aliás, consegue sim, mas sempre com muito carinho e amor.
6 - Às vezes fico um pouco bravo demais com meus filhos e me arrependo do que fiz.
7 - Sou um pouco cínico (um pouco e só às vezes...!)
Minhas sete qualidades:
1 - Confiar e acreditar nas pessoas
2 - Não guardar ressentimentos e estar sempre disposto a renovar a amizade
3 - Ser perfeccionista. Isto é defeito e qualidade ao mesmo tempo.
4 - Conseguir ouvir o semelhante e mudar de idéia se a isso for levado ou convencido. Consigo me colocar no lugar do outro, nos pensamentos e sentimentos alheios e perceber as coisas e os fatos a partir de pontos de vista diferentes.
5 - Sei exatamente as principais coisas com que quero e com que não quero mais viver ou conviver nessa vida. As demais continuo em dúvida.
6 - Tento amar com respeito, segurança e confiança. Busco ser solidário e honesto (dentro do possível) com as pessoas. Às vezes, entretanto, essas duas ações não se dão muito bem.
7 - Acredito que tenho um bom caráter e sei que sou confiável. Respeito e gosto de ser respeitado. Nós nos devemos tudo isso e um pouco mais.
As sete coisas que mais amo:
1 - Minha esposa e meus filhos
2 - Escrever
3 - Praia e mar. Gosto de caminhar na praia, ouvir o barulho das ondas quebrando na areia e nas pedras, gosto de sentir no rosto e no corpo o vento que vem do oceano e seus cheiros fortes e misteriosos.
4 - Gosto de conhecer lugares novos e percorrer e descobrir novos e velhos ambientes.
5 - Amo a literatura: Kafka, Põe, Dostoievski, Clarice, Graciliano, etc.
6 - Amo a música, principalmente daqueles meninos de Liverpool.
7 - Gosto de pessoas de caráter, de pessoas honestas, pessoas que valorizam outras pessoas, pessoas que não pisam em outras pessoas e pessoas nas quais o umbigo é do tamanho normal. Gosto de pessoas!
As sete palavras e frases que mais falo (ou escrevo) no meu dia-a-dia:
1 - Bom dia, formosura! (na chegada)
2 - Vai com Deus! (na saída)
3 - Abraços ou um grande abraço (sempre, na chegada ou na saída)
4 - Tudo bem?! Como tem passado? Tá tudo beleza?
5 - O que é que você manda?
6 - Sônia, Luís Felipe, Ana Luísa, Isadora e Mel (nomes de minha esposa, filho/filhas e minha cachorrinha Mel)
7 - Me dá uma barrinha (de chocolate)?
As sete pessoas a quem convido a continuar a brincadeira:
1 - Bosco Esmeraldo
2 - Fernando de Moura Vieira
3 - Clevane Pessoa de Araújo Lopes
4 - Ruy Silva Barbosa
5 - Irineu Gomes
6 - Ana Esther
7 - Diumira Pierine