MINHA CONSCIÊNCIA

GOSTARIA DE TER ESCRITO UMA POESIA COM ESSE TEMA, MAS AINDA NÃO CONSGUI.

AO FALAR SOBRE CONSCIÊNCIA JÁ VAMOS LOGO AO MAIS ÓBVIO, CONSCIÊNCIA NEGRA, E É ÓBVIO SIM RS! AFINAL SOU NEGRA E ESTE DIA É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. LI NO SITE DE UM GRUPO BACANA CHAMADO FRENTE 3 DE FEVEREIRO QUE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA SÓ EXISTE POR VIVERMOS NUM PAÍS RACISTA, SE NÃO FOSSE NÃO TERIA LÓGICA ALGUMA EXISTIR TAL DIA.

MAS SERÁ QUE TODOS OS NEGROS TEM REALMENTE A CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DESTE DIA?

NÃO É SÓ UMA HOMENAGEM AO NOSSO HERÓI ZUMBI DOS PALMARES, É O DIA PARA LEMBRARMOS QUE ELE MORREU LUTANDO POR LIBERDADE E HOJE SOMOS NÓS QUE ESTAMOS NA LUTA PELOS NOSSOS DIREITO, POR IGUALDADE.

VIVEMOS A SÉCULOS SENDO DESCARACTERIZADOS PELO PENSAMENTO RACISTA, DEIXAMOS MUITAS VEZES O PRECONCEITO NOS SUCUMBIR, SOU ATRIZ E DANÇARINA, FAÇO DANÇA AFRO E VEJO MUITOS NEGROS COM ATITUDES PRECONCEITUOSAS COM OS TAMBORES QUE FORAM TRAGOS PELOS NOSSOS ANCESTRAIS, E QUANDO PERGUNTAMOS QUEM É ELE DE FATO, QUAL A SUA ORIGEM, ELES NÃO HESITAM EM SE DESCREVEREM COMO "PARDOS", "MORENOS", PORÉM NUNCA NEGROS!

NUNCA SE ASSUMEM!

NÃO TEM ORGULHO DE SER NEGRO!

ENQUANTO NÓS MESMOS NÃO CONHECERMOS E RECONHECERMOS NOSSA ORIGEM.

ENQUANTO NÃO TIVERMOS ORGULHO DE NOSSA CULTURA.

ENQUANTO NÃO BUSCARMOS CONHEÇER E AO MENOS RESPEITAR A NOSSA ANCESTRALIDADE.

O PRECONCEITO NUNCA VAI DEIXAR DE EXISTIR.

SOMOS BRASILEIROS, UM POVO QUE NASCEU DA MISCIGENAÇÃO (MISTURA DE RAÇAS), COMO DIZ O POETA PAULO COLINA, NÃO SOMOS SÓ SAMBA, SEXO AVANTAJADO E FUTEBOL, SOMOS MUITO MAIS QUE ISSO.

SOMOS A CULTURA POPULAR QUE SERVIU DE RESISTÊNCIA, SOMOS O MARACATU, LUNDU, CIRANDA.

SOMOS OS CANTOS DE TRABALHO.

A ESSÊNCIA DE NOSSOS ANCESTRAIS ESTÃO EM CADA CANTINHO DESTE PAÍS.

TAMBÉM SOMOS ESSA ESSÊNCIA.

POIS SOMOS DESCENDENTES DAQUELES QUE FORAM ARRANCADOS DA MÃE ÁFRIKA.

E FIZERAM DA "PATRIA AMADA BRASIL" SUA MORADA.

MINHA CONSCIÊNCIA DIZ: QUE ANTES DE LUTAR CONTRA O PRECONCEITO EXTERNO, DEVEMOS CONHEÇER NOSSOS PRÓPRIOS PRECONCEITOS E EXTERMINÁ-LOS DE NÓS MESMOS.

MINHA CONSCIÊNCIA DIZ: QUE ANTES DE LUTARMOS CONTRA A SEGREGAÇÃO RACIAL QUE AINDA EXISTE NO MUNDO, PRECISAMOS NOS APROPRIARMOS DE NOSSA HISTÓRIA, DE NOSSA CULTURA.

NOS ORGULHARMOS DELA.

PARA QUE O AXÉ (FORÇA VITAL), DE NOSSOS ANCESTRAIS NOS DÊEM FORÇAS PARA CONTINUAR AQUILO QUE ELES INICIARAM.

A LUTA PELA LIBERDADE!

E VIVA ZUMBI!

E VIVA O DIA DA CONSCIÊNCIA,

A CONSCIÊNCIA NEGRA!

Pollyana Almie
Enviado por Pollyana Almie em 24/11/2010
Reeditado em 28/05/2012
Código do texto: T2634099
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.