::::Se você fosse um bicho, qual bicho seria?::::

Já me perguntaram algumas vezes uma pergunta meio boba, mais que revela muito de nós mesmos: Se você fosse um bicho, qual bicho seria? Eu já respondi tanta coisa, isso é sinal de que sempre estamos mudando, evoluindo e penso que evoluir não é se tornar maior, superior ou grande, mas sim, alguém realmente melhor!

Eu evoluí em meus pensamentos, em minha forma de enxergar as coisas e de conviver com certas diferenças que só nos fazem crescer como ser humano. Já respondi vários bichos e vou escrever algumas respostas aqui.

Aos treze anos, quis ser borboleta! Talvez por desejar ser livre, voar rapidamente por entre as árvores, bailar com o vento, eu queria asas coloridas para voar céu afora.

Aos quatorze, quis ser um urso polar! Branquinho e preguiçoso, queria ficar perto dos meus pais no aconchego quentinho de um abraço familiar.

Aos quinze, quis ser um passarinho azul! Pra sair do ninho e aprender a voar com minhas próprias asas, aprender a procurar alimento e me defender, do jeito como podia, dos predadores que estão espalhados por aí,

Aos dezesses, quis ser cavalo! Sim, queria ser forte, veloz e resistente a todo tipo de dor. Queria suportar certos 'estábulos' e mesmo assim, presa por uma barreira invísivel, me sentir totalmente livre para correr na extensão permitida.

Aos dezesste, quis ser Leão! Talvez por meu signo ou por querer ser superior a tudo, forte e invencível. Ser dona do território, ser rude, de cara fechada e sem nenhum tipo de tolerância.

Agora aos dezoito, quero ser joaninha! Pequena, vermelha de pintinhas pretas e que mesmo com sua minúscula asinha, é capaz de voar. ínvisivel aos olhos de muitos, mas quando notada, única e graciosa. Quero ser uma joaninha que na sua beleza sutíl encanta os olhos de quem a percebe voando por aí!

Ou quem sabe, queira ser uma gatinha de pêlo branco e acinzentado e que apesar do tamanho pequeno e da expressão de fragilidade, carrega consigo no fundo do peito a alma de um felino selvagem.

Posso também ser um macaco, que anda em bando, nunca está sozinho e leva a família em primeiro lugar. Que supera os limites e mesmo sem saber por onde ir, sabe onde quer chegar!

Talvez possa ser uma formiga, capaz de carregar um peso muito maior do que seu corpo. Um elefante, que não esquece aqueles que foram especiais. Um peixe, mergulhando em um imenso oceano azul. Um flamingo, raro e belo. Um cachorro, fiel e simples, que se alegra por um simples passeio de carro.

Eu posso ser tantas coisas e mais do que isso, posso aprender com seres irracionais a ser alguém realmente melhor, evoluir como ser humano, aprender com os animais a superar meus limites, a voar mais alto, ser na simplicidade alguém digna, não deixar que me julgem pelo meu tamanho ou aparência. Os menores animais carregam o maior aprendizado, pois, tiveram que aprender a se adaptar á um universo imensurável ao seu pequeno tamanho e mesmo assim, com as dificuldades, continuam por aí!

Talvez isso me sirva de lição!

Ana Luisa Ricardo
Enviado por Ana Luisa Ricardo em 22/11/2010
Reeditado em 08/12/2010
Código do texto: T2630205