ESCOLA: (3) DEVE SER ...

Antes de qualquer coisa, com o objetivo de sabermos o tipo de escola de que estamos precisando, se faz necessário saber o que significa a ESCOLA...

Conforme o Aurélio, ESCOLA significa:

1. Estabelecimento público ou privado onde se ministra ensino coletivo.

2. Alunos, professores e pessoas duma escola.

3. Sistema ou doutrina de pessoa notável em qualquer dos ramos do saber.

O significado que mais se aproxima do que temos em mente, é o segundo. Entendemos que, ESCOLA TEM A VER COM GENTE. Os outros significados são importantes, mas a escola pode funcionar sem a instituição pública ou privada ou sem o sistema ou doutrina de pessoas notáveis...

MAS, pra uma melhor definição da palavra, vamos pensar sobre o que não deva ser a ESCOLA...

A ESCOLA não deve ser local de quem não tem o que fazer (ou não quer fazer)... Certa vez observamos que, em pequenas cidades do interior, durantes as noites (no período letivo), aumenta a freqüência de jovens às praças, becos escuros ou sacadas de prédios, agarradinhos com a namorada (ou vice–versa)...

PENSEI: Com transporte de graça, imagine se a pessoa ia permanecer em casa (?!) Especialmente no caso de pessoas que teriam que ajudar a mãe em afazeres domésticos (como lavar louça, após o jantar)...

A ESCOLA também não deve ser local, pra exposição de beleza (estética), como aconteceu naquele local, onde a professora estimulava que a confundissem com banquetes gastronômicos...

A ESCOLA deve ser lugar de gente, onde se aprende a ser gente, em busca de uma sociedade menos desumana... E POR AÍ VAI...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 22/11/2010
Código do texto: T2629992
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.