Ki - Energia Vital

A energia vital que toda a matéria e os seres vivos possuem em japonês se chama KI, um kanji que possui origem do ideograma chinês. Ele é usado em varias locuções lingüísticas no quotidiano japonês, muitas vezes absorvemos essas expressões sem refletir o por quê de se usar esse ideograma nelas. Segue abaixo algumas pesquisas que fiz que me permitiram sentir as palavras e mundo de nova maneira e reinterpretar a cultura dos meus antepassados.

1. Sentimento = KIMOTI = KI(energia) + MOTI(segurar) = Sentimento é como asseguramos as energias.

2. Favorito = KINIIRI = KI (energia) + NI (preposição de destino) + IRI(entrar) = Refere-se àquilo que favorecemos a entrada dentro do nosso ki.

3. Não ligar = KINISHINAI = KI (energia) + SHINAI (não fazer) = Não ligar, não se preocupar ou não se importar em japonês significa não transformar em energia. O contrario disso seria KINISURU que significa transformar em energia (importar-se, preocupar-se e ligar-se).

4. Avoado = NONKI = NON (repuxado, retido, engolido) + KI (energia) = Uma pessoa avoada é aquela que repuxa o seu KI desconectando-se do seu entorno. É dita como sossegada e tranqüila, mas como é desligada da realidade geralmente não é bem vista dentro da sociedade.

5. Ter atenção = kiwotsukeru = KI(energia) + WO(preposição) + TSUKERU(conectar) = Ter atenção é conectar a nossa energia para as coisas que nos rodeiam. Muitas vezes também se usa a expressão KIGAKIKU no japonês. O KIKU significa eficiente e por isso KIGAKIKU se refere as pessoas que possui a capacidade de entender o contexto e ser eficiente nela. É apreciada essa virtude para um japonês, pois entender e fazer parte do lugar ou da situação são essenciais numa convivência nipônica. No português tem uma palavra que lembra o Kigakiku, seria o Prestimoso.

6. Espairecer = KIBARASHI = KI (energia) + BARASHI (fazer um céu azul) = Dissipar as nuvens internas para que nosso ki se clareie que nem um céu azul.

7. Mesurar-se = KIGANE = KI (energia) + GANE (combinar) = Para combinar a energia com os outros precisamos restringir uma parte nossa, nesse contexto usamos a palavra kigane em japonês. KIGANE é cansativo, pois existe uma restrição e privação de energia. Algumas pessoas causam isso e outras vezes algumas situações ocasionam isso. KIGANE é necessário num contexto social japonês, faz parte da educação nipônica. No Japão não se aprecia pessoas efusivas e expansivas demais, as energias pessoais devem estar de acordo com o ambiente.

8. Estado físico = KIBUN = KI(energia) + BUN(parte) = kibun não está bem, kibun está mal. Estado físico é uma parte do Ki de uma pessoa. Assim pela etimologia podemos concluir que somos um KI maior do que somente a matéria.

9. Ater-se = KININARU = ki (energia) + ni (preposição de destino) + naru (transforma-se) = Usa-se esse termo kininaru para algo que se torna energia dentro de ti. Pode ser preocupação, curiosidade, afeição, etc. Algo externo chama a sua atenção, pois ele se torna energia.

P.S. Pesquisei a etimologia dos ideogramas e interpretei com a minha vivência como nissei.

P.S. Postei como pensamentos, pois não sabia como classificar essas informações.

P.S. KI = CHI = PRANA = AXÊ (a verdade não possui dono, ela pertence ao universo, Uno ao verso, ou seja a Deus)