VIAGEM PARA O PASSADO

Viagem para o passado

Acho que o texto que vou escrever, só entenderá por completo quem viveu na mesma época que eu vivi, mas farei o possível para ser bem claro em tudo que relatarei aqui, com o intuito que todos entendam o que quero passar.

Comparando minha época de criança, adolescência e pré maturidade com a época atual que vivemos, percebo a presença de um sentimento estranho que acredito eu habitar a mente da maioria das pessoas.

Hoje meu pior pesadelo é ligar a TV no intuito de distrair minha mente cansada por um dia estressante de trabalho, só quem convive com chefe chato, serviço acumulado no escritório, trânsito diário, lanche do meio dia no lugar de almoço do meio dia sabe do que estou falando. Como dizia, minha pior escolha é ligar a TV afim de relaxar, pois todo santo dia é só catástrofes ao vivo e a cores passando na tela, onde o que era pra ser um prazer, acaba sendo mais um motivo de estresse. Quem diria que chegaríamos ao ponto de presenciar a cena de alguém sendo morto ao vivo em reportagem de jornal de TV? Quem diria que em pleno século XXI estaríamos presenciando a existência de pedofilia tanto por terceiros quanto pelos próprios pais de vários inocentes ? Racismo? Fome? Saúde precária? Necessidade extrema e indiscutível de seguir os padrões de beleza apresentados pela mídia, nos fazendo esquecer com isso de nosso valor como pessoa que somos ? Junto a isso tudo, vem vários e vários outros absurdos que somos praticamente obrigados a digerir. Dentre tudo isso, minha mente retorna no tempo que tudo era mais simples e belo, volta no tempo em que criança era criança de verdade, era um tempo que não existia uma tecnologia avantajada a qual possuímos hoje, mas mesmo assim era um tempo que a simplicidade imperava bem mais que na atualidade. Se ouvíamos dizer na vila que uma pessoa não tinha o que comer ficávamos preocupados e sem saber o que fazer para poder ajudar ou coisa e tal. Hoje, quando alguém bate em nosso portão pedindo algo para comer, simplesmente dizemos que não temos nada para oferecer, e a coisa toda acaba ali mesmo e ponto final. Acho que devido aos vários bombardeios de notícias ruins, nós acabamos nos acostumando com tudo isso e passamos a encarar o absurdo com olhos de naturalidade. Aí eu pergunto, quantas Isabelas, Elizas, Mercias terão que morrer para conseguir com isso trazer até nossas mentes o verdadeiro sentimento humano?

A verdade é que só entenderemos a dor alheia, somente quando a mesma situação alheia acontecer com a gente. Acho que a modernidade é algo que se usado desordenadamente, só servirá para denegrir os valores humanos. Percebo que atualmente somos meros fantoches manipulados pelas mãos da tão poderosa mídia, onde a mesma desde sempre nos induz a acreditar em valores falsos informados diariamente através de comerciais, novelas, filmes, programas de TV ( onde na verdade, a maioria destes programas só servem para nos deixar cada vez mais ignorantes em relação à verdadeira cultura ) Diariamente somos bombardeados por mensagens subliminares, que entram em nossa mente nos fazendo comprar algo que no máximo será usado de 2 a 3 vezes, ficando o resto de sua vida útil abandonado em qualquer canto de nossa casa. O modismo é algo que só serve para apodrecer os valores que nós nunca deveríamos perder. Nos transforma em uma pessoa vazia mesmo tendo tudo aquilo que o modismo diz que devemos ter para sermos felizes. Eu acredito que a felicidade se apresenta de uma única forma: "Em paz de espírito". Talvez um mendigo seja mais felíz que um empresário rico e bem sucedido, pois o mendigo aparentemente por não ter nada de valor material em sua vida, pode possuir o sentimento de querer mudar de vida, a esperança de um dia sair daquela situação, e isso tudo pode ser o combustível essencial que induz ele a sempre caminhar rumo aos seus objetivos de melhora. Diferentemente daquele que tem tudo em sua vida, pois este por ter tudo o que sempre quis, não encontra brilho em mais nada, mas sempre acha defeito em tudo. A simplicidade nesta pessoa não existe, e a mesma entra no grupo dos bem sucedidos mas infelizes pessoalmente falando. Tanto é verdade o que estou dizendo, que diariamente vemos gafes de famosos, que levam uma vida fútil e sem brilho divino, mesmo estando no meio de uma multidão de pessoas, no fundo se sentem sozinhas e desamparadas. Gastam somas absurdas em festas de casamento, sendo que o mesmo tem prazo de validade de no máximo um ano ( ou menos )

Hoje vejo que minha mãe sempre teve razão quando dizia a seguinte frase: " Reclamamos do nosso presente, temos esperança no futuro, mas na verdade é num determinado período do passado que gostaríamos de estar". Com tudo o que acontece hoje em dia, sinto-me na obrigação de validar esta frase, pois sinto saudades do tempo de criança, onde cada uma inventava seus próprios brinquedos vivendo assim a plenitude de uma infância verdadeira. Qualquer lata de nescal e um pedaço de barbante já era motivo de alegria, pois com isso éramos capazes de inventar um quase aparelho telefônico onde brincaríamos por horas e horas, diferente das crianças da atualidade, que se não tiverem o último modelo de celular, ou vídeo game, serão consideradas motivo de chacota entre seus amigos. Sinto saudades do tempo que não existia esse negócio de Play Station, Xbox, Wii, sala de bate papo, MSN, ORKUT, FACEBOOK, etc. Depois que tudo isso começou a fazer parte de nossas vidas, tudo começou a desmoronar. Hoje moramos vários anos no mesmo lugar e nem se quer sabemos o nome de nossos vizinhos simplesmente porque somos reféns da nossa própria tecnologia. O contato humano está se esvaindo pouco a pouco, simplesmente porque a cada momento estamos nos aprisionando em nossa própria liberdade e comodidade. Quer uma pizza?Ligue no disk pizza ( e nem se quer saiba quem a fez ). Quer comprar um tênis, peça pela net e entregamos em sua casa ( e nem se quer converse com o vendedor para tirar dúvidas sobre o melhor modelo ). Tudo isso nos distancia do contato humano, do olho no olho, nos torna mais frios como pessoas e nos faz perder o que temos de melhor como tal, o sentimento afetivo pela existência do próximo. No meu tempo, ouvíamos falar que alguém foi assassinado, e ficávamos chocados por semanas, hoje quando ouvimos ou vemos esta situação, o máximo que falamos ou pensamos é: "Víxi aconteceu de novo...".

As vezes penso que mundo deixaremos para nossos frutos, pois ao meu ver, quanto mais o mundo evolui, pior ele fica para se viver.

Vivi minha infância nos anos 80 e 90, foi a melhor época de minha vida, era uma época que não tinha nada, mas ao mesmo tempo eu tinha tudo, era um tempo que cachorro não tinha pet shop e não morria por comer osso ou resto de almoço, era um tempo onde em alguns casos, a palavra pré conceito tinha o nome de "Falta de vergonha na cara" e ninguém era preso por dizer isso a quem merecesse ouvir. Um tempo que crianças podiam ficar até tarde na rua sem a preocupação de que coisas ruins pudessem acontecer, pois toda tarde os pais colocavam o banquinho na calçada de suas casas e ficavam horas conversando um com o outro, enquanto que a molecada ficava brincando na rua onde quase nunca passava carros. Tempo que a figura de papai noel era preservada com respeito e carinho, e podem acreditar, a gente acreditava mesmo que ele vinha trazer os presentes, ( quantas vezes não fiz o possível para ficar acordado na véspera de natal só pra ver como ele entraria em casa, nunca consegui ficar acordado... rsss )

Depois de tudo o que disse, peço que tirem suas próprias conclusões de onde iremos parar, voltem no seu passado e lembrem dos momentos bons que passaram, isso é a única coisa que nos resta, pois daqui pra frente a história será cada vez mais distante daquilo que vivemos.

Pra quem viveu nesta mesma época que eu vivi, só resta uma frase em nossas mentes....

Que tempo bom, que não volta nunca mais!!!!!

Abraços a todos

christiancleber_4@hotmail.com