[ Timidez, Autoconhecimento e a Verdadeira Essência ]

quinta-feira, 15 de julho de 2010 às 23:26

Aqui pensando na minha forma de agir e lidar com pessoas e como essa convivência muda a medida que o tempo passa. Algo me fez refletir... Surgiu um pensamento aqui na mente e eu cheguei a seguinte conclusão. A timidez existe quando há perguntas, mas não há respostas. Perguntas feitas por terceiros ou por nós mesmos. O ruim é que na maioria das vezes não questionamos nem nós mesmos, não questionamos nada. É ai que está o problema.

A timidez existe quando não nos conhecemos. Se não nos conhecemos, as pessoas também não nos conhecem, mas independente disso, sempre fazem perguntas, perguntas que não sabemos responder. Mas precisamos responder, precisamos ter uma opinião formada, saber o que queremos. Tudo isso está inevitavelmente relacionado com o autoconhecimento, conhecer a si mesmo. Faça a si mesmo todas as perguntas possíveis, mas faça as perguntas certas e não perguntas egoístas e pessimistas, criadas por um complexo qualquer. Com o tempo vai perceber que precisa mudar ou vai perceber que precisa ser você mesmo.

Sendo assim, chego à seguinte conclusão. A timidez só acaba com a busca pelo Autoconhecimento, buscar conhecer a si mesmo, esse território fértil e frutífero que sempre foi seu e que, no mundo, ninguém poderá conhecer mais além de você mesmo. Com o tempo terá uma opinião formada, que possa ser exposta pra qualquer um sem exceções. Vai passar a observar mais, pensar mais, opinar mais, discordar mais. Não vai se conformar com qualquer situação e se em alguma ver que o resultado não depende só de você, mas também de alguém que pensa diferente, terá certeza que um dia quando só depender de você, fará a escolha certa.

Vai perceber que tudo que lhe ensinaram: as regras, as lições, as restrições, poderiam muito bem ser ensinadas de outra forma, aquela em que você entende a essência das coisas, aquela que você realmente aprende e não simplesmente segue por caminhos já percorridos, aquela que você realmente vive!

Jeziel Lopes
Enviado por Jeziel Lopes em 03/11/2010
Reeditado em 03/11/2010
Código do texto: T2594979
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.