Voto, direito ou dever?

O voto é um direito ou um dever?

No nosso sistema é um direito que é um dever, sendo um dever de direito e direito adquirido.

Dever porque é obrigatório diminuindo assim o direito que deve ser livre.

Direito porque foi conquistado mesmo tornando-se um dever obrigatório, mas teria que ser um dever cívico de direito.

Votar, escolher um candidato, será uma obrigação quando dizem que são contra voto nulo ou branco. Se você acha que nenhum dos dois tem as mesmas ideologias, não tem as mesmas preocupações e ideais que você, então porque escolher um deles?

Votar em branco é não querer se comprometer, se abster-se, votar nulo é não querer nenhum dos dois, já escolhermos um deles é compartilhar com suas idéias e ideais, se for o da oposição achar que irá mudar algo, mas seu partido já foi governo e nada mudou de concreto, se escolher o do governo é achar que está tudo bem e continuar nessa paz morna.

É uma encruzilhada, ninguém deve votar por pressão, pode-se tentar escolher o menos pior, mas serão mais 4 anos da mesmice, sem resolver nenhum problema ou repartir o Brasil para o capital estrangeiro.

Por isso esse voto será um dever obrigatório dolorido, sem aquele gosto de direito adquirido.