NATAL



Natal
Não deve ser um único dia
Natal
Independente da fé cristã
Natal
Estado de união e alegria
Natal
Deve ser ontem, hoje e amanhã
 
Não falo do natal, festividade unicamente cristã. Falo da aura que perpassa a humanidade, independente do motivo original. O Natal é uma ação de “cristianização” levado a cabo pelas religiões judaico/cristãs de uma grande festa pagã. A data de 25 de dezembro marcava a celebração de uma festa pagã conhecida como Natalis Solis Invicti (Nascimento do Sol Invencível), em homenagem ao deus Mitra (da religião persa).
Tem a ver com a festividade da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o “Novo Sol”… No ano 440 dc., porém, a data foi fixada para marcar o nascimento de Jesus, já que ninguém sabia a data exata de seu nascimento. 

A “festa de Natal” não se inclui entre as festas bíblicas, e não foi instituída por “deus”. Teve origem na Igreja Católica Romana a partir do século IV, e daí se expandiu ao protestantismo, e ao resto do mundo.  
 
Muito além da fé
O natal deve ter a força de nos converter
Dando-nos coragem de uma revolta
Que nos faça, com todos os irmãos nos envolver
Não nos basta somente confraternizar
Quando a miséria do mundo não para de crescer
 
Enquanto crianças sofrerem
Precisamos nos transformar
Talvez o espírito do natal
Possa ao nosso amor aflorar
Nos fazendo verdadeiramente humanos
Nos dando a força de pelos que sofrem lutar

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 30/10/2010
Reeditado em 30/10/2010
Código do texto: T2587587
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.