O antagonismo gerando positividade



A natureza é prolixa em nos mostrar aparentes incoerências. Por mera curiosidade, vejam a química nos pregando uma curiosa situação.
 
Se juntarmos oxigênio e hidrogênio, teremos água, agora vejamos: Um, o Hidrogênio, excelente "combustível", o outro, o oxigênio, excelente comburente. Destes criamos a Água, excelente produto para evitarmos a combustão.


Se juntarmos cloro e sódio, obtemos o sal de cozinha, agora vejamos: O cloro, um gás extremamente tóxico e o sódio um metal altamente reativo e muito corrosivo em contato com a pele. Destes criamos o cloreto de sódio, extremamente vital para a vida como um todo.

Isso nos mostra que a combinação de elementos que independentes agem de uma forma, quando “unidos” reagem como produto gerado em oposição a suas características originais. Elementos que aparentemente quando independentes parecem "antagônicos", podem dar como resultado algo de positivo. 

Isso me permite acreditar que o ser humano ainda tem saída.
A combinação da animalidade instintiva humana com uma ética mal resolvida, estruturada sobre incoerências e pessimamente definida, pode mesmo assim, levar a seres humanos dignos, honrados e com pelo menos alguma humanidade.



Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 16/10/2010
Código do texto: T2560220
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.