PALAVRA FALSIFICADA

Argumento. Com argumento detona-se o mundo e diz: “não prestava mesmo. Faz outro”. Ou que, foi em nome de algum Deus.

É tão difícil um mundo sem argumentos falsos que, até as crianças usam ele para não apanharem ou para se sentirem vencedor no grupo.

A Vida é uma eterna negociação, com mulher,namorada, filhos, vizinhos, pedintes na rua, com torcedores e tantas outras situações. Somos vendedores e compradores, é aí: ARGUMENTO, ARGUMENTO E ARGUMENTO.

Em todas as relações, alguém vai usá-lo falsamente. O advogado é quem sabe melhor o poder do argumento: livra-se um culpado e prende-se um inocente.

É uma palavra muito falsificada. Talvez 80% das vezes que se expressa ela, não é ela. É pretexto, desculpa esfarrapada, mentira ou segundas intenções.

Expressar-se com argumento puro, verdadeiro, inocente, parece que é difícil.

Também, só foi dado duas opções: verdade ou mentira. Talvez esteja aí o problema. É muito pouco, não ? O ser humano é multi: multicolorido, multifário, multifocal, multivio, abrangente e principalmente excêntrico. E bota excêntrico nisso.

E na pressão ? É um momento como o pênalti: faz ou não. Não dá para viver apenas no A ou B, sim ou não. Entre esses dois últimos, não se sabe o por que, o não é mais dito. Que tal mudarmos para não ou sim. Assim, que sabe, melhora. As pessoas se apegam muito as últimas palavras.

Que bom se argumento fosse APENAS sinônimo de sinceridade, mas não é. Argumento é APENAS argumento. Verdade ou mentira.

E pouco importa poesias como essas:

"Quantas chances desperdicei

Quando o que eu mais queria

Era provar pra todo o mundo

Que eu não precisava

Provar nada pra ninguém

Me fiz em mil pedaços

Pra você juntar

E queria sempre achar

Explicação pro que eu sentia

Como um anjo caído

Fiz questão de esquecer

QUE MENTIR PRA SI MESMO

é SEMPRE A PIOR MENTIRA” (Quase sem querer - Legião Urbana)

-------------------------------------------------------------------

"Não quero lembrar

Que eu erro também

Um dia pretendo

Tentar descobrir

Porque é mais forte

Quem sabe mentir

Não quero lembrar

Que eu minto também..."(Eu sei - Legião Urbana)

menino caldas
Enviado por menino caldas em 07/10/2010
Reeditado em 09/10/2010
Código do texto: T2543231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.