Conversa de Fundo de Quintal
- Veja o que disse Winston Churchill:
“O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude é a distribuição equitativa da miséria”. Com o que concordo totalmente. Ele foi de fato um grande estadista. Você há de convir...
- Olha, quando se diz que a virtude de um regime político é a distribuição equitativa da miséria é possível que se esteja preocupado com o posicionamento pessoal dentro desta distribuição. É preferível estar inserido no grupo com acesso à opulência. No qual nunca todos terão efetivamente a chance de estar contemplados.
- Mas você não acha que ele deu grandes exemplos de estoicismo e de comando, sobretudo na Segunda Guerra Mundial, como uma incontestável liderança de uma das grandes repúblicas do mundo ocidental?
- Uma das grandes monarquias... Olha, Churchill não é bem um exemplo para mim. Pelo que me ocorre agora, eu ficaria com George Orwell (autor de “1984”), Oscar Wilde (autor de “O Retrato de Dorian Gray”), com os Beatles e Elton John, apesar da petulância e conhecida irritabilidade do último. Esses foram os ingleses que me causaram marcantes emoções. Churchill fez apenas dobradinha com o sistema americano de domínio mundial, responsável pela maioria das mazelas de que padece o planeta nos dias de hoje.