Saber cuidar¹...
 
 
Definitivamente estamos perante uma radiação letal de crises. Crise econômica, crise nas religiões, crise ambiental, crise existencial. É tanta crise que eu nem sei dizer todas! Só sei que é um cataclismo generalizado que vem afetando toda humanidade provocando um desrespeito à vida que está impregnada no outro. Parece-me que a vida deixou de ser uma fagulha especial pra se tornar um detalhezinho qualquer. Assim, devo dizer que não há crise mais medonha que aquela instaurada nas relações humanas.
 
O caos global vem seguido do anúncio perigoso da moeda que se desvaloriza e os danos que isso causará aos lucros e como os cofres mundiais sentirão com o vazio das cifras. Até eu já fiquei angustiado com tal fatalismo selvagem. Bem, já dizia um professor meu: inteligência é questão de circunstância.
 
Cresci ouvindo ‘os mais velhos’ anunciarem o fim dos tempos, a parusia². Acho que sempre esperei mesmo que essa hora chegasse com certo frio na barriga, afinal como eu seria flagrado? Mas, o que importa nessa conversa é a questão que o fim último já chegou. Eu não estou fazendo terrorismo, não sou dado a essas idiotices, nem estou dando audiência às profecias de Nostradamus³. Apenas, estou fazendo uma constatação, a simples observação de que chegamos no tempo que normalizamos tudo. Nada mais nos choca!
 
Não damos muita importância aos investimentos expansionistas que esfacele a natureza. Não perdemos o sono como os milhões, elevados ao cubo, de crianças sendo exploradas, violentadas, destruídas e tratadas como adultas no trabalho braçal e pesado. Tornou-se natural à fome de tantos, os idosos que morrem sem assistência hospitalar digna, os jovens assassinados vitimas de bala perdida no pátio das escolas. É normal o homem resolver seu recalque machista matando sua esposa, namorada, sua parceira. Isso tem sido tão comum que já não perdemos o apetite frente a tanta notícia
trágica, horrorosa e repugnante.
 
Chegamos ao tempo que Político tem que ser desonesto e ladrão, que Padre tem que “comer” criancinha, afinal vocação e serviço gratuito chama-se hoje de status e cinismo. Parece que Pastor evangélico tem que roubar no dízimo, que Pai-de-Santo tem que ser charlatão; que gay tem que ser promíscuo, que a mulher gostosa tem quer ser burra, o tatuado drogado e o negro marginal.
 
Eis a era dos contra-valores em que o bonito é o feio, o certo é o errado, que ser fiel é démodé. Chegamos ao nível da profissionalização no joguete vil das emoções alheias, de mentir para conquistar a confiança, de trocar de máscara como se fosse um acessório modista. De fazer sexo achando que é amor... de se armar com cordéis na antiga arte de manipular os outros como marionete.
 
Parece que tem que ser assim: estranhar a verdade; assustar-se com a descoberta que ainda existe o honesto. Tornou-se a ética humana um bicho extinto do qual se ouve fala com saudosismo, pois éramos felizes e não sabíamos.
 
Não quero fazer parte dessa festa paupérrima nem bailar ao som dessa música funesta. Não quero usar o corpo do meu semelhante para me sentir mais importante e mais quisto. Não quero perder o cuidado que é próprio do ser humano. Não quero perder para ganhar o desmantelo e... desaparecer. Que fique claro: Eu sou piegas a ponto de mandar flores... eu sou um daqueles que preservam os valores e os princípios aprendidos na família. Eu sou das antigas!


***
  
1.      Título do livro de Leonardo Boff lançado pela Editora Vozes, 1999. Título original: Saber cuidar: ética humana – compaixão pela terra.
 
2.    Segunda vinda de Cristo.
 
3.    Michel de Notre-Dame nasceu em 14 de dezembro de 1503 na cidade de Saint Remy de Province, no sul da França. Ficou mais conhecido pela forma latinizada do seu nome. Formado em medicina, aprendeu letras e ciências, inclusive as ocultas, como a astrologia. Politicamente se destacou como conselheiro dos reids da França, Henrique II, Francisco II e Carlos IX, além de ser o homem de confiança da rainha Catarina de Médicis. Ele tinha suas visões em seu quarto, numa bacia de água. Foi um dos maiores profetas de todos os tempos, prevendo acontecimentos históricos e fatos importantes da humanidade, alguns com precisão. (Fonte:
http://www.portalbrasil.net/reportagem_nostradamus.htm)

 

Imagem - Fonte: Google


Toni DeSouza
Enviado por Toni DeSouza em 04/10/2010
Reeditado em 23/04/2011
Código do texto: T2537455
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.