Oh, dúvida cruel!
É difícil saber o que pensa uma pessoa. Podemos olhar e tentar desvendá-la pelo tempo que for, mas se não conhecermos quem estamos observando, não teremos certeza de seus pensamentos. Imagine se for um grande número de pessoas. Uma população inteira.
Mesmo com o avanço tecnológico e o uso em massa da internet — diria que principalmente, das redes sociais — vemos um grande número de opiniões diferentes à nossa volta. Podemos tirar uma boa base dos pensamentos e das opiniões da sociedade através das redes de relacionamentos, isso é cada vez mais claro e estão sendo utilizadas por diversos veículos de comunicação, pesquisas e, por que não, políticos. Ainda mais em um período eleitoral como o de agora.
No exato momento que vou escrevendo esse texto, estão passando dois programas distintos na televisão: um é o debate eleitoral dos governadores; o outro, é o reality show "A Fazenda". A pergunta que me fez começar a relacionar os dois temas tão diferentes, é: qual será que está dando mais audiência? Sinceramente, não sei responder. Poderia até ver o que está sendo comentado nas redes sociais, mas prefiro me abster desses dados agora.
É claro que minha opinião, e acho que de muitos, é de que o debate é infinitamente mais importante do que o reality. Entretanto, isso não me dá a menor certeza de que seja o programa com maior audiência da noite. As eleições já são neste domingo, há muito tempo estamos ouvindo sobre os candidatos, as propostas, esse ou aquele político, etc. e tal; mas, a sensação que tenho, é que tudo isso já cansou e nem ao menos faz sentido para muitos brasileiros que irão votar no fim de semana. Uma pena? Sim, uma pena. E, nesse momento — de cansaço, falta de esperança, desinteresse —, é que entra "A Fazenda". Poderia ser qualquer outro reality, não faz diferença. A diferença que faz é que as pessoas se identificam com esse tipo de programa. Com o entretenimento que falta no dia-a-dia. E daí, perdemos muito com isso. Perdemos no momento em que mais se precisa de conscientização e atitude da sociedade que vai eleger seus representantes por mais quatro anos.
Talvez, porque quem deve nos representar não faça tão bem o seu trabalho, como deveria ser feito; e isso nos deixa desiludido. Ou até mesmo, porque quem está no reality é um pedaço do desejo nacional.
Não sei. Sei que, neste momento, os dois programas estão passando e a dúvida entre qual assistir vai persistindo. E amanhã, teremos muitos assuntos a conversar.