O que mais me encanta e me maravilha em nossa existência, é que temos consciência dela


       O que mais me encanta e me maravilha em nossa existência, é que temos consciência dela
 
       Ao longo do tempo temos aprendido muito sobre a natureza e o funcionamento de uma infinidade de coisas em nosso vasto universo, talvez estejamos próximos a aprender sobre outros universos, mas neste caso ainda é apenas uma questão de crença e não de ciência. Temos aprendido muito também sobre nossa própria natureza orgânica, neural, mental e social.
 
       Aprendemos bastante sobre nossa existência neste mundo, e do que somos feitos. Aprendemos também, que quanto mais sabemos, na verdade pouco sabemos. Existe uma infinidade de descobertas e aprendizados ainda por serem desbravados. Aprendemos que a ciência nos tem revelado como a natureza é e como funciona, e não como gostaríamos que ela fosse ou fincionasse.
 
       Somos por definição curiosos, e sempre o fomos. Desde os primórdios de nossa jornada como hominídeos, a curiosidade tem nos movido, entretanto nos últimos duzentos anos nosso aprendizado deu um salto astronômico.  
 
       O que mais me encanta e me maravilha em nossa existência, é que temos consciência dela. Não creio, mas pode ser uma verdade, podemos até ser os únicos seres vivos com esta qualidade em todo o nosso infinito cosmos.
 
       Isto ao invés de nos tornar superiores, deveria fazer-nos mais humildes, pois carregamos o fardo de conhecer o reflexo de nossos atos, por isto deveríamos valorizar cada um deles como algo que possa dignificar nossa existência.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 25/09/2010
Reeditado em 25/09/2010
Código do texto: T2519686
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.