NUNCA DEIXE DE SONHAR
Todos nós temos sonhos. Qual é o seu? Independente do lugar onde vivemos, da época e da nossa capacidade intelectual, moral ou cultural, somos seres capazes de produzir verdadeiras usinas de sonhos. Sonhar é dar início a um grande projeto. Sem os sonhos o homem deixa de ser racional. As grandes ideias deixarão de ser produzidas. E o mundo deixará de existir.
Mas afinal, o que é sonho?
Para Fernando Pessoa “O homem é do tamanho do seu sonho”.
Sonho é “o combustível” que move o sentido da nossa vida. É a essência, o adubo que nos vitamina e nos faz crescer. É o produto principal da nossa mente. É a razão para a nossa existência.
Todas as grandes descobertas foram frutos de pequenos sonhos que viraram grandes ideias. Os sonhos são assim: nascem pequenos e vão ganhando espaços em nossa mente. Começam com uma necessidade e logo se transformam em projetos. Realizações. “A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza.” (Leonardo da Vinci).
Realizar um sonho não foi e nunca será fácil pra ninguém. Todos os grandes sonhadores do passado foram, muitas vezes, massacrados pelas suas ideias. Tiveram motivos suficientes para desistirem dos seus sonhos, porém foram teimosos, persistentes, audaciosos. Taxados como loucos, muitas vezes. Porém não desistiram e mudaram o mundo.
Muitos sonhos, aos olhos de outras pessoas, parecem loucuras. Mas só quem vive um sonho é capaz de entender o significado de sonhar. Cada um sabe a necessidade e a responsabilidade que carrega dentro de si. Às vezes é preciso desistir, abandonar, renunciar certos tipos de coisas e pessoas para encontrarmos o que realmente desejamos. Às vezes também é preciso voltar depois de uma longa caminhada para encontrarmos o que realmente queremos...
Não se desanime quando perceber que pegou o caminho errado, mesmo que já tenha trilhado quase o percurso inteiro.
Temos que viver e andar nos lugares onde realmente nos sentimos bem. Fazer o que realmente sabemos e gostamos de fazer e não passar a vida toda com medo de se arriscar, de perder, de se decepcionar... A felicidade é para quem não tem medo dela. É para quem luta, mesmo correndo o risco de perder. É para quem corre atrás dos seus sonhos, mesmo tendo que renunciar, às vezes, tudo que conquistou.
Nunca deixe de sonhar. Só quem sonhou muito, realizou o que desejou.
O mundo evoluiu. As coisas facilitaram demais e as pessoas, na sua essência, deixaram de viver seus sonhos. Principalmente os jovens. Depois da globalização, a mente da humanidade mudou. Sonhos viraram metas e idealismo, coisa de cientista, político ou intelectual. As coisas se estereotiparam depois da internet, da televisão e dos celulares. E o mundo deixou de pensar, de criar, individualmente seus conceitos.
É preciso individualizar o pensamento de cada um, antes que a epidemia da depressão, da psicopatia, do fanatismo ideológico e religioso, antes que sejamos escravizados psicologicamente. Antes que o mundo se transforme em um grande “laboratório” de zumbis comedores de cérebros...