Do improvável a vida se fez...

A cerca de 14 Bilhões de anos, do nada surge o tudo, faz-se a matéria e energia, tem início o espaço e o próprio tempo.
 
Passados vários milhões de anos surgem as primeiras estrelas, depois as galáxias e assim por diante. Pelo menos três gerações de estrelas depois, a cerca de 6 bilhões de anos, surge uma estrela de porte pequeno, o nosso SOL, de quinta magnitude, sem maiores importâncias para o universo, quase que escondida em uma extremidade de um dos braços de nossa galáxia.
Um bilhão de anos depois, surge um “planetinha” minúsculo, quase imperceptível frente a grandeza do universo. Este “planetinha” é a nossa TERRA. Terceiro planeta insignificante, de uma quase insignificante estrela, uma entre mais de um bilhão de estrelas em nossa pequena galáxia (via láctea), esta por sua vez é apenas uma das mais de um bilhão de galáxias observáveis.
Esse “planetinha” surge assim a cerca de 4,7 bilhões de anos.
 
A cerca de 4 bilhões de anos passados surge, do improvável, a mágica da vida. "Seres" procariontes, unicelulares, de uma simplicidade incrível, quase que fadados a provável não sobrevivência, frente a um planeta ainda em formação, marcado por constantes cataclismos inimagináveis.
Essa vidinha progrediu, passo a passo, por mais de 1 bilhão de anos, e aos 2,5 bilhões de anos atrás já dominava todos os mares.
Inicia-se assim a primeira grande revolução, e surgem os seres multicelulares. Os mares são "inundados" de seres vivos que errada e genericamente chamarei de "peixes". Na superfície da terra, nada existe ainda. Sequer tínhamos oxigênio livre no início dos tempos. O Oxigênio é expelido pelas bactérias, e começa lentamente a fazer parte da atmosfera terrestre.
 
Cerca de 700 milhões de anos atrás, a primeira vida aparece na superfície terrestre, e não era animal, era vegetal. As plantas dominam a terra. A 500 milhões de anos os primeiros animais se aventuram sobre a terra, aprendendo a respirar o oxigênio livre.
 
A 6 milhões de anos, um ramo dos vertebrado-mamíferos, os Símios, se aventura em uma nova revolução, e aprendendo a andar, e com o crescimento paulatino do cérebro terminam nos seres humanos modernos.
 
Hoje aqui estamos nós. Do improvável a vida se fez.
Vagarosamente, e sem planificação, a física se fez química inorgânica, a química inorgânica se fez química orgânica, a química inorgânica se fez bioquímica, a bioquímica se fez biologia, a biologia se fez neurologia, a neurologia se fez mente, a mente se fez individuo, o individuo se fez sociedade....


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 21/09/2010
Código do texto: T2511997
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.