"ENTRE A LUZ E A SOMBRA"

Esse é o título de um documentário que retrata a realidade de dois presos no extinto Carandiru: Dexter e Afro-x. Ambos integrantes da 509-E, dupla de rap que levava o nome da cela que dividiam.

A exibição do filme parte de uma iniciativa da Escola de Governo, instituição que faço parte e que forma pessoas para a administração pública. O objetivo era discutir as questões ligadas à área da segurança sob diferentes aspectos: social, político, filosófico entre outros.

O documentário é belíssimo. Mostra as luzes e as sombras que habitam nas pessoas e nas instituições. A luz e a sombra dos presos, a luz e a sombra de quem com eles convivem e se dedidam. Vale a pena.

Bom fazer parte de uma instituição como a Escola de Governo: pelas constantes discussões sobre alternativas em lidar com a injustiça social, tão forte e tão presente em nosso país. Boa a iniciativa de levar a arte, por meio do cinema, como desencadeadora da discussão sobre o sistema carcerário e consequentemente sobre a desigualdade social que alimenta e gera muitas daquelas situações observadas no filme.

Em época de eleição (ou não) sempre necessário trazer a baila esses assuntos.

Destaco duas pessoas que fizeram parte do documentário: Sophia (voluntária e professora de artes cênicas no presídio) e Octavio Barros Filho (ex-Juiz da Corregedoria). Admiráveis. Com tempo escreverei sobre eles.

Para saber mais sobre o filme:

www.zoramidia.com.br

Para saber mais sobre Escola de Governo:

www.escoladegoverno.org.br

Abraços