PENSAMENTOS PRÉ-ELEITORAIS
Os escândalos no Brasil chegaram aonde chegaram não é somente porque ‘o povo não sabe votar’. É porque muita gente contribuiu para que assim acontecesse. A começar pelo chefe máximo e aqueles que gravitam em sua volta, que têm promovido ampla inversão de valores. Querem nos convencer de que aquilo que é errado e baixo pareça natural e certo.
Eu não votei neles, mesmo assim não imaginava que fossem capazes de tanta cara de pau, nem que fossem tão autoritários e tivessem esta insaciável sede de Poder. Nem que fossem nos jogar uns contra os outros. Achava apenas que Lula não tinha qualificação para ser Presidente. Acredito que não só os ignorantes, mas muita gente estudada e de boa fé foi iludida. E talvez ainda seja.
A grande parcela ignorante da população não sabe votar mesmo, é deixada sem instrução de propósito. Há, porém, outra parcela que sabe muito bem o que faz, garantindo-se de antemão, por causa da certeza dos lucros ou das boquinhas. E também aquela que de longa data ‘luta pela causa’. A estas soma-se a parcela dos indivíduos que gostariam de ver amenizados os grandes problemas para que a nação possa enfim andar para a frente.
Quando eu era jovem e minha mãe dizia que os alemães – industriais, intelectuais, banqueiros, comerciantes, o povo - acreditavam em Hitler e o apoiaram, eu não entendia, achava um absurdo! Agora começo a entender...
IMAGEM: GOOGLE