Comunicação com sensibilidade e sabedoria, um desafio no dia a dia!
Podemos nos comunicar de várias maneiras...uma delas, a mais comum, que deve ser mais percebida é a expressão corporal.
"O corpo fala". Não podemos radicalizar...pode acontecer que, nem todos os gestos, signifique o que os estudos mostram... mas, geralmente, sim.
Há a comunicação escrita e a falada, também.
Sobre este assunto, revi certos ensinamentos em um curso recente.
Todo treinamento é uma forma de reunir pessoas, tirá-las do lugar comum, do dia a dia, de conseguir trocas, de abrir suas visões, de ensinar e aprender, de captar sugestões de aperfeiçoamento de trabalhos ou comportamentos. A intenção é colocar em prática a aprendizagem.
Horas de participação, alegria, questionamentos, entendimentos, mas também de descobertas, novas possibilidades de encontros, abertura para o outro, no sentido de conviver bem, fazer o melhor.
Quanto à comunicação, quantas falhas podemos corrigir, quantos recursos podemos usar para fazer chegar ao outro a melhor informação, para facilitar seu trabalho ou para dar continuidade ao mesmo! Como podemos fornecer todas as informações para que o outro as tenha e as entenda, para repassá-las!
Caso isto não aconteça, deve haver liberdade para perguntar, tirar dúvidas, para que não sejam cometidos erros! E é preciso, para isto, tolerância, compreensão e até análise dos próprios atos, pois se houve dúvida...será que a mensagem foi bem transmitida?
Será que os dados que você tem o outro também possui? Será que houve ruído na comunicação?
Será que ao invés de condená-lo, pelas perguntas, o erro não foi seu em querer que ele soubesse além, que descobrisse algo que só você detém?
É pensar em si e no outro...exercício de sensibilidade, de sabedoria, de razão e emoção, equilibrados...
Criticar o outro é fácil...mas colocar-se no lugar dele...só os bons de coração sabem fazê-lo...e bem! Por este motivo não devemos julgar...apenas ajudar, perceber, entender, colaborar, aprender, nos aperfeiçoar...
É preciso comunicar-se, sim... naturalmente e usar os sentimentos de sinceridade, sempre que possível!
Como erro, como falho!
Mas...como posso aprender, como posso melhorar!