A NOBREZA DO SENTIR
Já faz algum tempo que aqui relatei um fato que a mim foi muito curioso, ocasião em que eu assistia uma missa dentro dum hospital e um padre iniciou seu sermão nos dizendo:"Todos os dias em que eu acordo para a vida eu agradeço por ela e rogo a Deus que continue a alimentar a minha fé".
Aquele seu pedido nunca me saiu do pensamento, porque de fato, a Fé é quase um milagre, principalmente nos dias de hoje, aonde é mister que tenhamos Fé, no todo abaixo e acima dos céus.
Porém, ontem ouvi outra frase dum leigo em teologia que também me chamou a atenção:"Fé é para quem pode.", o que me fez entender que não seria apenas para quem a quer.
Parei para pensar e entendi que sua asserção se referia à Fé como um DOM.
São eles, os dons, que acontecem com quem pode, não com quem quer.
Nesse contexto, também me lembrei de tantas passagens bíblicas em que se descreve as referências de Cristo à Fé como a nossa "tábua de salvação:"Mulher, tua fé te salvou!", e certa vez a Pedro "Homem sem Fé!".
Aqui também exemplifico a força da Fé descrita no famoso dito popular: "A Fé remove montanhas".
Talvez nos seja a Fé um dom, além duma virtude teológica.
E assim seria com tantos outros sentimentos, nobres ou não, em que não nos bastaria apenas querer senti-los. Há que se poder.
Há Homens que os sentem e os que jamais os sentirão, e quem sabe aí nos caberia rogar a Deus pelo MILAGRE de os fazer sentí-los.
Dos dons de sentir, talvez o mais urgente seja o Amor, que além da Fé e de tantos outros sentimentos bons, também não está à altura do simples querer sentir.
Rogo a Deus que amplifique tal milagre sobre nós, Homens.