Para quem ama, até o feio bonito lhe parece...

“Para quem ama o feio, bonito lhe parece”, falava minha mãezinha, em sua simplicidade de imigrante sem estudos formais. Sábias palavras. Cultura adquirida por quem em sua vida aprendeu a observar o mundo, e me passou muito desta vontade de ler cada vez melhor as frases deste nosso mundo.
 
Belo ou feio, (bom ou mau) são valores. Valores são proporcionais ao que nele depositamos. Nós não amamos diretamente o belo ou o bom. Simplesmente o achamos belo ou bom porque o amamos. Não vemos valores positivos nas coisas e por isso gostamos delas, é exatamente o oposto, porque gostamos ou desejamos algo, é que valoramos como positivo, este algo.
 
Você poderá não concordar, é ótimo que assim seja.
 
Mas mesmo que naturalmente você diga que pode valorar algo como bom ou belo, sem que o deseje, o ame, ou goste deste algo, eu tentaria argumentar que no fundo, nem que seja no seu inconsciente, nem que seja instintivo, você gosta, deseja, ou ama este algo.
 
O contrário também seria verdade, quando nós valoramos algo como mau ou feio, é porque no fundo não concordamos com este algo, ou não conseguimos ver motivos para amar, desejar ou querer este algo.  
 
Assim, acredito que o AMOR seja a mola mestra que nos ajuda a medir e valorar tudo o que nos cerca, seja físico ou mental.
 
Quando iniciamos nossa caminhada pelo AMOR, passamos naturalmente a valorar como bom e belo, tudo que se alinhe naturalmente com este AMOR.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 01/09/2010
Reeditado em 01/09/2010
Código do texto: T2471501
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.