INQUIETUDES... A DOCE ANGUSTIA.

Afortunadamente, maravilhosamente, dolorosamente, chega o momento que o Sr humano se encontra totalmente perdido.

Se sente dentro de um nevoeiro, completamente desnorteado, não sabe se vai para a direita ou esquerda, não sabe se segue adiante ou retrocede.

Tudo em sua mente e coração se torna uma grande confusão, as grandes questões de todos os tempos vêm à tona, as perguntas mais profundas da psique humana lhe martiriza a alma.

Em total desespero brada aos céus.

_ Quem eu sou?

O que sou?

De onde eu vim?

Porque estou aqui?

Para onde vou?

Porque vivo?

O que é a vida?

Qual a razão, a finalidade do viver?

Impotência, fraqueza, profundas dúvidas de tudo, domina a personalidade.

Nasce a vontade de desaparecer, de não ter existido, um verdadeiro caos emocional.

Perde a noção, o certo e o errado se misturam.

Todos os seus conceitos, sonhos, conquistas, objetivos futuros, ficam sem sentido e razão.

O homem entende que é apenas um animal com intelecto.

Na maravilhosa e profunda angustia, descobre que nada sabe.

Compreende que é apenas um joguete de forças desconhecidas.

“O Homem é o único animal, que as recompensas animais, não o satisfazem” (Pensador anônimo)

Contrariamente a aflição e dor da periferia física.

Opostamente ao caos que se instalou à flor da pele.

No seu universo interior reina a festa.

A partícula Divina, o Real Ser que está conectada com pai Celeste nos mundos superiores, a Essência, comemora.

A alma finalmente suspira, é como o nascer duma criança.

Quanto mais chora a criança, mais fortifica os pulmões.

Quanto mais a Essência se agita, com maior força emergirá, das incógnitas profundezas do íntimo.

Em meio a todo o sofrimento, uma doce alegria uma ternura inexplicável surge nos recônditos do coração.

A Essência presa nos defeitos psicológicos anseia se libertar.

Desperta no meio da animalidade do ego.

Verdadeiro Amor, Luz, alegria, felicidade, e tantos Dons Divinos que a compõem.

Despertam.

Inicia a grande batalha.

Essência contra o Ego

Jesus a personificação do amor e da paz disse:

“Não julgueis que vim trazer paz à terra, mas a espada.”

(Mateus, X: 34)

O Mestre não se referia apenas nas disputas sanguinolentas e infelizes que a sua doutrina, despertaria pela incompreensão humana de seus ensinamentos, através dos séculos.

Falava também da grande batalha interna que cada ser humano precisa fazer para alcançar a paz e felicidade.

O Eu, o Mim mesmo, o Ego, reage violentamente, cria intensos desconfortos internos, cria diversas sensações de necessidades de diversos tipos no dia a dia, procura desviar a atenção do que se refere ao Divino.

A criatura humana se estiver desatenta.

Não buscar na oração o apoio Divino

Não pedir humildemente à providência Divina, compreensão e força para entender e superar o momento difícil ...

Ficara envolvida em tantos dramas, vontades, necessidades irreais, objetivos e sonhos de grandeza, que o lado espiritual fica para segundo plano.

Aumenta demasiadamente a sua necessidade de ter... E se sastifazer... Esquece completamente... O Ser.

Então a doce angustia cessa, o ego vence mais uma vez...

Surge dentro da criatura humana, uma grande insatisfação.

E mesmo que ela obtenha sucesso em tudo que busca,

A voz interior não se cala, e faz coro com o ensinamento do Divino Mestre.

“De que adianta o homem ganhar todo o mundo, e perder a sua alma?”

Como nosso Deus, é toda misericórdia e perdão, novas oportunidades nos serão dadas.

Retornaremos, para novamente fazer o trabalho interno, pois a felicidade está dentro de nós, é só conquistá-la.