O Velho

Há muitos caminhos na vida

Você pode escolher um deles

Mas, se você não sabe que caminho seguir...

Que siga alguém que conheça todos eles!

Sempre foi assim comigo, aprendi mais com meus erros que com minhas vitórias, a isso hoje chamo de sabedoria. O interessante é que, descobri que esses erros que tanto me ensinaram só servirão a mim mesmo, pois, toda vez que tentei passar essa sabedoria para alguém mais jovem, ela não foi bem aceita. Hoje vivemos numa sociedade em que os mais velhos são vistos como fracos e o ideal é se manter eternamente jovem, vejo hoje senhores de idade paquerando e até saindo com meninas que poderiam ser suas filhas ou até mesmo netas. Seria esse comportamento um sinal ou tentativa de dizer, oi estou aqui! Ou seria uma saída desesperada para a falta de respeito que hoje impera para com as pessoas de maior idade? Respeito, essa talvez seja a razão de tudo, alguém que tenha o mínimo de experiência na vida deveria ter respeito por si mesmo, ser criança, adolescente, jovem é tão maravilhoso quanto envelhecer, não sou saudosista porque vivi bem todas essas fases da vida. Lembro que na minha infância tinha um senhor que no final da tarde sentava num banco feito de um tronco de carnaúba e ali ele ficava rodeado de crianças a ouvir suas historias de tempos passados, isso sim foi o maior exemplo de dignidade que vi na vida, hoje talvez não haja espaço para esse tipo de dignidade, quem quer escutar as vivências de um velho? Hoje os idosos são chamados de terceira idade e é ofensa para alguns deles serem lembrados da sua maturidade, estou mais do que assumido na idade que tenho e coloco sempre um ano a frente olhando sempre um pouco adiante, só que meu sonho de contar historia para crianças na minha velhice como aquele senhor do banco de carnaúba, pouco a pouco foi perdendo lugar pra Xuxa e companhia, que levaram as crianças a um consumismo exagerado ultrapassando os limites financeiros da sua família, então começaram os problemas dos pais que agora tem que suprir todos os gostos e gastos com seu filhos, pais estes que se preocupam tanto em manter um padrão social e financeiro perante uma sociedade que cobra cada vez mais, que esquecem de manter um dialogo com os filhos. Caberia aos pais ensinar a seus filhos que não se pode ter tudo que se quer e também que temos de trabalhar com dignidade para construir nossos sonhos. Vamos contar mais historias aos mais jovens, mesmos que alguns não queiram ouvir, vamos conversar mais com nossos filhos!

Não vamos fazer diferente e sim fazer como antigamente!