VIVER

        Somos vivos porque pensamos? Não!
 
        É lógico que pensamos (nem todos é claro!!!), mas não é o pensamento que prova a vida.
 
        Circuitos neurais são muito recentes nos longos mais de quatro bilhões de anos da evolução da vida (em nosso planeta).
 
        Somos vivos, conforme uma definição simplista que creio, porque reagimos biologicamente, sustentando reações químicas altamente complexas, não naturalmente sustentadas pela própria química, sem ferir ou renegar nenhum princípio químico ou físico, ao custo do consumo de energia, e da geração de rejeitos.
 
        Entendo que cada um será capaz de criar inúmeras outras proposições para definir o ato de viver, e diferenciá-lo do estado bruto natural. Porem, com razoável certeza, a capacidade de pensar, não deverá por si só, definir viver.  Ao contrário, para alguns visionários, será possível definir que pensar não é um atributo unicamente dependente do viver. A inteligência artificial, as redes neurais, e a robótica humanóide poderão alcançar tal ponto.
 
        No fundo temo por isso, mas entendo ser inevitável, a menos que nos destruamos antes.



Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 12/08/2010
Código do texto: T2433519
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.