Traição

Traição, tantas as formas, tantos os motivos, tantos os caminhos, no entanto, nenhuma verdade, nenhuma real explicação, nada que me faça entender tal atitude. È possível trair um amor, uma amizade e até a nós mesmos, mas a questão é: POR QUÊ? PRA QUE? POR QUEM?

Às vezes me pergunto o que leva uma pessoa a trair, se realmente existe um bom motivo para uma atitude como essa… Eu penso, reflito, escrevo, escuto, mas nada me faz enxergar uma boa razão para algo assim. Será que existe um real motivo ou as pessoas apenas criam um álibi para não terem que se sentir culpadas depois? Ou quem sabe para não terem que assumir que em algum lugar dentro delas, se oculta um lado pervertido que se alimenta da dor e do prazer de outras pessoas, é difícil dizer… A traição nunca anda sozinha, junto a ela, sempre um mar de explicações, justificativas, mas nada que realmente explique ou justifique o seu real motivo e ao que parece, a culpa nunca é do traidor, que quando acuado, sempre da um jeito de culpar e machucar ainda mais a pessoa traída, geralmente sua maior desculpa é a falta de atenção… Ok, a pessoa não te da atenção, ela não te valoriza, ela não esta nem aí pra ti, mas mesmo assim, será que trair é a única resposta para isso? Será que não seria melhor simplesmente aceitar que a pessoa não é o que se espera dela, e simplesmente terminar? Talvez o medo de descobrir que na verdade nós é que não somos o que esperam de nós, pode nos fazer perder a cabeça, a ponto de buscarmos em atitudes como essa, uma forma de provar alguma coisa, mas o que estamos provando ao trair alguém? Eu acho que estou ficando velho, não é possível… Será que trair pode ser considerado um ato de punição? Se sim, nesse caso, o traidor está punindo a quem? A pessoa que não lhe da atenção ou a ela mesma por não ser capaz de chamar a atenção? Será que trair é só uma forma de se conseguir a atenção de alguém? Eu não entendo essa necessidade de punição e sinceramente, eu não sei se de fato existe uma punição nisso tudo, a única coisa que eu consigo enxergar, é uma atitude covarde de se lidar com a própria frustração, uma atitude um tanto conveniente demais para se fazer o que sente vontade, sem ter que assumir que escolheu um caminho errado. Traição… Alguém me explica?