Desonra
Mateus 24:12 “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”
Nos dias de hoje, ouvimos falar de amor, compaixão, fraternidade e honra.
A Bíblia nos relata do conhecimento de Deus a respeito do coração humano em Mateus 15:8 : “Este povo honra-me com os lábios, mas o coração está longe de mim”. A realidade é que não o fazemos com sinceridade!
Quem é o homem para que o poderoso Deus venha a lembrar dele? Quem é o homem para que seja abençoado e talvez honrado por Deus?
Honrar vai além de presentes, demonstrações de amor e carinho. Honrar vai muito além de palavras e atitudes. A honra é algo que deve ser vivido!
Deus nos mostra através da Sua palavra, que devemos viver em honra uns para com os outros: Romanos 12:10 “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”. – Honrar o nosso próximo, penso ser algo que pouco fazemos. Nossas atitudes nos mostram que honramos apenas aqueles que amamos de fato, e ainda assim, honramos pouco.
Pais, quem os honram? A juventude tem caído em um abismo de morte por não honrar aos pais! Não honramos mesmo sabendo que há promessas por detrás de uma atitude de hora, onde o próprio Deus nos mostra em Êxodo 20:12 “Honra teu pai e tua mãe, para que os teus dias se prolonguem na terra que o Senhor, teu Deus, te dará”.
Pessoas que poderiam passar mais dias nesta terra, acabam morrendo mais cedo, por preferirem honrar seus amigos, namoradas ou simplesmente aqueles que amam a honrar seus próprios Pais. É visível que alguma maldição cai sobre essas cabeças, por desonra os Pais.
Quando aprenderemos o principio de viver em honra e servidão ao Senhor? Muitos gostam de honrar dando presentes. Outras estando perto, demonstrando carinho, preocupação, amor. A diversas formas de demostração de honra as pessoas, no entanto como vamos demonstrar que honramos a Deus? Que tipo de presente podemos dar ao Senhor, este que é dono de todas as coisas (Rm 11:36)? Como fazer carinho?!
Não fazendo, somos hipócritas, talvez de nós mesmos, fingindo agradar algo que nem ao menos buscamos conhecer! Como honraremos quem não conhecemos?
Honramos a Deus vivendo a palavra Dele, honramos ao Senhor, dedicando nossas vidas e tendo um viver regrado em santidade e consagração de nossas vidas ao Senhor!
Mas como poderemos honrar a Deus que não vemos se não honramos nossos irmãos que estão a nossa frente, que podemos tocar ?
Não fazendo, é hipocrisia!
Atos bem simples podem demonstrar se somos hipócritas, como, por exemplo, chegar atrasado a um compromisso. O atraso, desonra por fazer a pessoa esperar! Não ter tempo de qualidade, não orar pelo próximo, não corrigir aquilo que está errado, não nos importamos dormindo pouco a favor de interseção pelas pessoas.Podemos ser apenas marionetes de um sistema que nos impede de honrar aqueles que realmente merecem honra!
Sua esposa merece honra, por viver ao seu lado e serví-lo, principalmente por ser uma serva do Senhor, edificando seu lar com sabedoria, corrigindo seus filhos e cuidando para que a casa não caia em ruínas de destruição, causadas pelo diabo.
Seu marido merece ser honrado, pois é o sacerdote da casa ( LV 27:14), trabalha e cuida de você. Ora, intercede, vai a batalha, sobe na Cruz e deseja e trabalha para que sua família seja uma extensão da igreja do Senhor.
A quem devemos honrar? Como devemos honrar? Onde aprendemos a honrar? Enquanto vivermos nos parâmetros do mundo, honrar alguém será a única coisa que não faremos, não devemos honrar somente os que amamos e sim a todos que merecem honra. Não só com presentes ou demonstrações, mas com a sua própria vida. O Mundo desonra aqueles que nele habitam, mas o Senhor honra a cada um que vive Nele (Senhor). Não espere ser honrado, honre aqueles que investiram em você, que cuidam de você, um preço foi pago pela sua vida, claro que devemos honrar a Deus em primeiro lugar, a Jesus que se sacrificou por nós, mas honrar os homens que cuidam de você, que oram por você, eles também pagam um alto preço pela sua vida. Vivemos em um tempo onde a desonra tem tomado conta de tudo e de todos. O respeito acabou, a justiça não mais é feita, e o amor se esfriou, o ódio cresceu e a ganância, ignorância e o desejo pelo poder tomou conta de corações que não estão no Senhor.
Não permita que os desejos da carne entrem na igreja de Deus, você é a igreja do Senhor, sinta-se honrado, pois em você habita o espírito santo de Deus, e no seu irmão também, ele merece honra por ser um vaso da casa do Senhor. Mas sabemos que poucos recebem honra na sua própria congregação, no seu trabalho, até mesmo na sua própria casa: “Porque Jesus mesmo testificou que um profeta não tem honra na sua própria pátria”.
Não aceite ser desonrado ou não sentir prazer em honrar os mandamentos do Senhor, o salmo 119 nos faz ver o prazer que o escritor tem pela lei do Senhor e viver em honra a essa palavra deve ser um prazer para as nossas vidas. Espero que esse pequeno texto possa trazer clareza para sua mente, e o que o espírito santo toque em seus corações a gere um inconformismo com a desonra do nosso tempo, vamos honrar as nossas raízes e dar honra a quem merece honra, respeitar e honrar as palavras do Senhor, e amar incondicionalmente o nosso irmão e assim, honrá-lo e servi-lo.
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”
A todos aqueles que querem ter uma vida regrada em santidade e consagração, de amor e honra ao Senhor.