ESPELHO

ESPELHO

No texto “Questão de beleza” de forma cômica debati com um amigo a maneira fantasiosa de ver minha imagem.

Comento que quando me olho no espelho vejo um homem alto, belo, tipo galã de novelas, ele ri, pergunta o que acontece quando tiro fotos.

Sem perder a compostura informo que para mim o importante é o que vejo e não uma mera foto.

Entre risadas ele me recomenda que quando alguém me pedir uma foto, o melhor é mostrar o meu espelho, me adverte que dificilmente, alguém verá a imagem que vejo.

Brincadeiras à parte, realmente isto é uma grande verdade, as pessoas que vivem a nossa volta tem mais condições de nos ver como realmente somos.

Elas enxergam nossas qualidades e defeitos, de maneira mais correta que nós mesmos.

Infelizmente às vezes olhamos para nós com visão distorcida.

Por vezes vemos qualidades que não possuímos.

E há qualidades em nós que não visualizamos.

De outra maneira vemos em nós, defeitos psicológicos e defeitos estéticos, que transformamos em verdadeiro drama.

Ficamos até depressivos por nos acharmos gordos, magros, velhos, enrugados, e tantas outras deficiências que acreditamos possuir.

Damos valor demais a algumas emoções que nem sempre valem tanto.

Ou deixamos de dar valor a sentimentos e emoções que são importantes para o nosso equilíbrio emocional.

Acontece também de termos ações e atitudes, positivas ou negativas que nos surpreendem e dizemos: “ Caramba... fiz algo que acreditava não ser capaz de fazer” Ou “ Não consegui fazer aquilo que me acreditava capaz”. Um pensador dizia; _ Me engano... Deixo de fazer o que pretendia, e faço o que não queria. –

O interessante que há momentos que ao olharmos nossa imagem no espelho parece que estamos vendo uma pessoa estranha.

Em verdade a maioria de nós seres humanos mal sabemos quem somos.

Muitas vezes, mal sabemos o que queremos realmente.

Esta falta de saber o que se quer de verdade, é uma grande tragédia em nossas vidas.

Perdemos tempo e energia buscando valores, sentimentos, atividades que no final descobrimos que erramos o alvo.

Saber o que se quer verdadeiramente, é um poder imenso.

No velho ditado “Querer é poder” está a maior força do ser humano.

Então o grande segredo é saber o que se quer?

Sim, quem tem certeza do que realmente almeja, atinge o alvo.

Nesta vida o mais importante é desenvolver as qualidades da nossa alma.

Despertar os talentos Divinos que existem em embrião no nosso ser.

Somos comparados a um diamante envolto em cascalhos, precisando ser lapidado para o brilho surgir.

O cascalho são nossas deficiências e defeitos psicológicos.

Mas como lapidar estes defeitos e fazer brilhar nossas qualidades se mal nos conhecemos? E nem sempre sabemos o que queremos?

Ah!.. Precisamos apenas nos conhecer? Saber quem somos? Identificar de verdade o que é importante para nós? Conhecer verdadeiramente o que almejamos na vida?

Sim, apenas isto.

Parece fácil, porém é dificílimo, olhar com coragem para o nosso interior, pode ser doloroso.

Novamente retornamos para o espelho, no espelho encontramos a maior ferramenta para o nosso trabalho interno.

Desta vez vamos olhar com coragem, ver o real, sem fantasias.

Auto-observação. Esta é a palavra correta.

É como sairmos de nós mesmos e nos observarmos.

È ver com visão de fora de nós. É como observar o estranho que somos.

Observar cada ação, cada desejo, cada pensamento, cada sentimento.

Permite o conhecimento do real objetivo ou vontade oculta em cada ato nosso.

Assim vamos ver os defeitos e as reais qualidades que formam a nossa personalidade.

Isso é o começo da auto-observação.

Assim podemos dizer que adentramos o autoconhecimento.

Compreendo que nem todos os seres humanos estão nesta condição de não se conhecer.

Felizes são aquelas pessoas que sabem, quem são, e o que querem.

Aparam as arestas da sua personalidade, assim sofrem menos e evoluem mais...

Este texto não é para elas, este texto é para pessoas iguais a mim que buscam o autoconhecimento para diminuir o sofrimento.