O TRABALHO INTERNO

Vivi a felicidade de conversar com o “Tonho” quando ele estava lendo um livro esotérico.

O “Tonho” leu para mim em voz alta.

_ Um grande e iluminado Mestre ensinou;

“No nosso trabalho interno, quando acreditamos que estamos indo muito bem, podemos estar indo muito mal.

– De outras vezes quando pensamos que estamos indo muito mal, podemos estar indo muito bem”...

O meu amigo ficou um pouco em silencio a meditar nestas frases aparentemente estranhas e contraditórias.

Após alguns instantes, tentei expor a minha limitada compreensão do ensinamento, falei;

_ “Tonho”, será que o sábio está falando, que quando estamos felizes. Podemos ficar desatentos com a atuação dos nossos defeitos?

E guando tristes e sofridos damos atenção ao mundo interno? -

Ele permaneceu ainda em silencio mais um minuto, depois com um brilho diferente no olhar me explicou:

_ M. em certo ponto você tem razão, a alegria a felicidade podem desviar a nossa atenção do nosso trabalho interno, mas a tristeza nem sempre nos leva a refletir nos complicados acontecimentos no nosso universo interior.

Acho que o Sábio está apontando as armadilhas que o nosso Ego cria em nosso labor em busca da nossa auto-realização.

Auto realizar-se é enfrentar com coragem as fraquezas, defeitos, vícios, mazelas, taras, medos, insatisfações, enfim toda a gama de negativismo, que carregamos na nossa alma.

Acredito que quando o mestre fala que o estar indo mal

É quando acreditamos que nos livramos do defeito...

Aí está o perigo, o nosso ego alimenta o orgulho. Então dizemos para nós mesmos;

Ah! Este defeito não tenho mais.. Ou, este defeito não tenho...

Sem perceber repetimos as mesmas falhas, faltou humildade, em reconhecer que somos humanos e podemos fraquejar a qualquer momento...

Outras vezes estamos em ferrenha briga com nosso defeito interior, e sentimos fracos em vencer esse ou aquele vicio, ou mazelas, como invejas, ciúmes, medos, inseguranças, fobias, insatisfações, que na verdade são as causas das depressões...

Podemos nesta situação caótica estar indo muito bem em relação a nossa melhoria interna, porque estamos em luta com o nosso lado negro, e na batalha da luz com as trevas, a luz vence sempre, embora nos pareça que estamos muito mal..

Na verdade o Mestre nos alerta quanto a esta ilusão que o nosso ego cria em respeito a nossa personalidade.

Importante é não deixar o ego nos convencer que somos melhores que os outros seres humanos.

Quando pensamos que somos melhores que os outros...

Podemos estar indo muito mal..

Quando compreendemos que defeitos e fraquezas fazem parte da natureza humana, podemos estar indo muito bem.... -

Comentei então com o meu amigo “Tonho”

_ Rapaz este trabalho com nossa melhoria interna é bem complicado!

Ele respondeu tranqüilo.

_ Sim amigo, a paz interna a felicidade real, o domínio sobre si mesmo, o desenvolvimento das qualidades Divinas da nossa alma.

São conquistas individuais, ninguém é privilegiado pela Divindade, somos todos iguais.

Está escrito... A cada um é dado segundo suas obras..

A condição de anjo é conquista de cada ser humano. –

Fiquei em silencio refletindo em tão profundos e complicados ensinamentos.