Diário de um desgraçado

Diário de um desgraçado

O diário de um desgraçado, felizmente só dura uma noite. Vou tentar lhes explicar.

O desgraçado, por todo o momento de sua vida só pensa em si próprio, em como será feliz, em como se divertir, como crescer, ser alguém. Mais este esquece que há outros ao seu lado, e que sua felicidade não será completa se estes que estão ao seu lado, não forem felizes também.

Então este desgraçado, por se blindar em seu mundo de egoísmo gera diversos segredos que podem se tornar destrutivos, não só a ele, mas a todos que estão a sua volta. Então este dia chegou. Seus segredos são desvelados.

Na noite da desgraça vários sentimentos são experimentados, e quão grande e estranhos são estes sentimentos. Não se sabe ao certo o que sentir, são tão numerosos e intensos que se misturam e se intensificam a cada tique-taque do relógio que o levam a odiar os minutos, os segundos, pedindo-os que passem o mais rápido possível, então as lágrimas tomam conta de seu mais profundo ser, seus sentimentos se descontrolam, o possue, o esmaga contra suas culpas.

Desculpem-me, acho que ainda não entenderam. Vou lhes mostrar quem é o desgraçado e que sentimentos são estes.

O desgraçado é aquele cara que por toda a vida esteve estável economicamente, socialmente, amorosamente. Uma vida alegre, feliz, próspera. Tinha uma linda família, esposa atenciosa e dedicada, filhos adoráveis e educados. Mas o desgraçado guardava segredos, mantinha dentro de si culpas. Algo que o impedia de desfrutar este momento único de felicidade. Mesmo assim o desgraçado achava que era o maioral, o bonitão, esperto, o estrategista. Mas ele sabia que tudo poderia dar errado, algo o incomodava, o modificava.

O desgraçado, por seus transtornos, desvios, devaneios, ainda sim mantia segredos, segredos estes que se desvelados, descobertos, poderiam o destruir. Ele sabia disto, mais por algum motivo na conseguia controlar-se.

Então este dia chegou e tudo se desvelou. Seus segredos fora, então, descobertos. O desgraçado se via sem chão, sem reação. Sentimentos, tais como medo, vergonha, incerteza, dor, angústia, tomaram conta dele, de forma tão intensa que o desgraçado não conseguia controlar. Não conseguia controlar seus sentimentos, seu raciocínio. Após a descoberta de seus segredos, seu mundo desmoronou, o chão sob seus pés sumiram, uma vontade intensa de chorar tomou conta de seu ser. A certeza da perda de tudo que lhe era importante o corroeu como um ácido. O pior é que o desgraçado sabia que isto poderia acontecer, achava-se preparado, mais se viu o quão fraco é sua psique.

Logo um sentimento de dúvida o tomou. Perguntou-se o porquê. Mesmo ele sabendo que tudo isto aconteceria, ainda continuava a gerar segredos. O desgraçado tentou uma resposta. Pensando horas a fio, noite adentro, não conseguia uma resposta. Procurou uma resposta no transcendente, sabia que lá obteria uma resposta, somente no divino conseguiria suas respostas. Mas sentiu vergonha do divino, encontrava-se tanto tempo afastado do divino que não conseguia se aproximar.

Então porque o diário do desgraçado somente tem uma noite? Porque este homem não agüentaria, nem mesmo um dia de intensos sentimentos, sentimentos estes insuportaveis.

O pior de tudo, seus segredos depois de desnudados desencadeou um imenso e dividido mar de tristeza. Todos ao seu lado, perplexos, sofriam ainda mais que o desgraçado. Ele se perguntava o que havia feito, então tudo se fez claro, sua resposta fora respondida.

Ele, enfim se conheceu no mais intimo de sua existência. Descobriu o que somente ele não queria enxergar. Tudo foi revelado a ele, e então descobriu que era simples a resposta. Ele não prestava, não era digno da felicidade a ela dada, não era digno de ter as pessoas que o amavam ao seu redor. Descobriu que não era digno nem de ser desgraçado. E assim a noite apenas havia começado e seus sentimentos o consumindo, o corroendo, o descarnecendo

Seus sentimentos apenas o mostrou a real conotação da vida, leis básicas de vivência. O mostrou que aqui se faz, é aqui que paga.

Apenas o sono foi seu aliado, nem os sonho o ocorreram, e assim se fez a noite de um desgraçado que pedia para não acordar, talvez pelo medo da vergonha ou pela incerteza de seu futuro.

Douglas Pires
Enviado por Douglas Pires em 28/07/2010
Código do texto: T2403616
Classificação de conteúdo: seguro