ANTONIMO DA SAUDADE

Eu estava ainda agora lendo os comentários feitos a uma frase minha que tenta definir o que seria saudade. Foi então que percebi que não sei qual a palavra que dá nome ao contrário desse sentimento. Pesquisei no Google, procurei no dicionário e encontrei frases, pensamentos, explicações... Mas uma palavra única não.

Minha cabeça começou a doer porque eu mesma não sabia. Foi então que comecei a viajar no meu próprio sentimento, procurando nas várias saudades que tenho na vida por um ele mento básico que fosse o “X” da questão e pudesse me ajudar a encontrar esse antônimo.

Depois de muito pensar esbarrei na palavra “ausência”, já que o sentimento de saudade ocorre quando sentimos falta de algo que nos é caro. Então, resolvi denominar ao seu antônimo de “presença”.

Será mesmo que o antônimo de saudade é presença? Por mais que me pareça lógico, não faz muito sentido e nem tão pouco é convincente. Saudade é tão presente que não pode ser comparada ou limitada pelo que é ausência. Saudade é viva, real... Aquilo que se sente, mas que os olhos não podem ver. Fica lá em estado de alerta em cada canto de você esperando qualquer ponto gatilho, por menor que seja, pra tocar seu coração e tomar conta dos seus pensamentos.

Foi então que eu me dei conta da audácia e maravilhosa criatividade poética do nosso idioma. Que conseguiu uma palavra muito menor que o sentimento para dar-lhe nome. Vocês já perceberam o silencio que ouvimos em nosso íntimo quando pronunciamos a palavra “saudade”? É porque saudade é uma palavra quem nem ela mesmo se define. Então, não tem antônimo e nem sinônimo... Apenas o sentimento.

cinara
Enviado por cinara em 24/07/2010
Código do texto: T2396791
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.