Amigo vira-lata
Dizem que o melhor amigo do homem é o cão. Digo que o melhor amigo do homem é o cão vira-lata. O vira-lata você encontra por acaso, na rua, numa esquina qualquer ou na porta de um bar. Logo que você o vê uma certa afinidade surge, uma afeição recíproca nasce e o laço da amizade é atado. Para sempre? Não. O vira-lata pode andar ao seu lado hoje, amanhã e no mês seguinte, mas dia chegará em que ele seguirá seu próprio caminho. Ele é o dono das ruas e não abre mão de sua liberdade. Mas até que seus caminhos se afastem, vocês caminham lado a lado compartilhando bons momentos.
Você não é o dono dele e nem ele de você. Você não o comprou, estão lado a lado por que querem. Ele pode até visitar sua casa mas lá ele não fixa residência. Não existe apego nessa relação, você não sente insegurança ou medo que algo de ruim lhe aconteça, afinal, ele não é um bobalhão qualquer, conhece as ruas e sabe se virar sozinho. Ele não gosta que sintam pena dele pois assim é a sua vida, quer que o aceitemos do jeito que ele é. Anda de lá para cá, tem muitas outras amizades e, sedutor nato, tem os seus romances.
Um belo dia ele some, desaparece. Você fica a pensar por onde ele anda. Sentem saudades. Andarilho solitário, ele vai andando por aí sem pressa e sem rumo, fazendo novas amizades e conquistando corações. Ele enfrenta o frio, a chuva e o descaso. Às vezes se sente sozinho e triste. E num dia qualquer, olha lá quem apareceu de novo! "Faz muito tempo hein amigão!" Você lhe empresta o ombro, faz um afago e juntos conversam sobre a vida. E a tristeza vai minguando deixando espaço apenas para os sorrisos.
Julho de 2010