Intenção

A lei 9610/98 protege este texto independentemente de registro ou da maneira com a qual o autor se identifica.

Saiba mais em: http://doutoraresponde.blogspot.com/2008/07/direitos-autorais-na-producao-em-blogs.html

Escrito ao som de: Coldplay - The Scientist

Lido depois ao som de: The Verve - Bittersweet Symphony

----------------------------------//--------------------------------

Intenção

Tudo tem uma intenção.

Intenção de ajudar, intenção de atrapalhar, intenção de aproximar, intenção de separar, intenção de despertar o amor, intenção de despertar o ódio, intenção de ser esquecido, intenção de ser inesquecível, intenção de ser o primeiro, intenção de ser o único... intenção, tudo tem uma intenção.

Não, não existem segundas intenções. Pra cada gesto, pra cada palavra, pra cada olhar, pra cada ação, existe sempre uma e somente uma intenção.

Cabe a gente observar, analisar e entender as intenções. Nem sempre parece simples, aliás quase nunca, porque a intenção é invisível. Não pode ser vista.

Aí você pode se perguntar: "Mas se não posso vê-la, como eu vou fazer pra entende-la?".

Tudo é perfeito. Intenção não é mesmo para ser vista, é para ser sentida. Você deve perceber a intenção, você deve senti-la. Mas você nunca conseguira vê-la.

Quando conseguimos entender uma intenção percebemos que nem tudo que reluz é ouro e que nem tudo que não reluz não é valioso.

Exemplos? Vou dar-lhes dois ótimos... utilizando dois sinônimos: a lágrima e o sorriso.

Não pense que sou maluco, vou explicar porque os chamo de sinônimos.

A lágrima que cai pode exprimir coisas maravilhosas como: eu estou emocionado, eu estou feliz, eu tenho fé, eu estou maravilhosamente surpreso, eu te amo... e outros tantos bons sentimentos. E bons sentimentos contém apenas e tão somente boas intenções.

Porém a lágrima pode exprimir coisas muito ruins como: eu estou com raiva, eu não tenho fé, eu estou amargamente magoado, eu te odeio... e outros tantos sentimentos ruins. E sentimentos ruins contém apenas e tão somente intenções ruins.

Da mesma maneira é com o sorriso:

Um sorriso pode trazer consigo a leveza de um momento de paz, o brilho de quem vê diante de sí uma pessoa amada, pode trazer o carinho, a alegria de um momento, um sorriso pode representar felicidade... um sorriso, assim como uma lágrima, pode representar uma série de bons sentimentos. E você lembra: sentimentos bons = intenções boas

Mas um sorriso pode trazer consigo também uma carga ruim, pode trazer a mesquinhez de quem conseguiu prejudicar um outro alguém, pode trazer a falsidade, o deboche, a ira, a inveja e uma série de outros sentimentos ruins. Aposto que já sabe: sentimentos ruins = intenções ruins.

Viu como são mesmo sinônimos?

Lágrimas e sorrisos nos provam que intenções não podem e não devem ser vistas e sim sentidas.

Percebemos que tanto lágrimas como sorrisos podem ser usados por gente com boas e com más intenções. Porém, antes de finalizar, gostaria de falar um pouco mais sobre estes exemplos, talvez sendo até um pouco redundante.

Quanto as más intenções cabe lembrar que:

Há quem derrame lágrimas não com a boa intenção de quem está comovido, mas sim com a má intenção de quem quer comover, não para ajudar e sim para atrapalhar, não para unir e sim para separar, não porque está com bons sentimentos e sim porque está com sentimentos ruins.

Há quem sorrindo tenha a intenção não de amar mas sim de odiar, não de consolar mas sim de angustiar, não de trazer a paz mas sim a guerra. Não porque está com bons sentimentos mas sim porque está com sentimentos ruins.

Há até quem, tomado por uma forte má intenção, diga sorrindo que as lágrimas de um outro alguém são má intencionadas, quando na verdade a má intenção está ali, naquele sorriso que lhe está sendo mostrado.

Quanto as boas intenções cabe lembrar que:

Dizem que o inferno está cheio de gente com boas intenções. Não, não está. O inferno está cheio de gente que fez boas ações revestidas de más intenções.

Pra finalizar gostaria de voltar ao que eu disse no início deste texto: Eu disse que intenção era invisível. Pois é, eu menti.

Nenhuma má intenção pode permanecer invisível para sempre. Nenhuma boa intenção também pode ficar sem ser vista para sempre. Logo mais cedo ou mais tarde você poderá e irá sim vê-las.

Porque eu menti? Por dois motivos:

Primeiro pra fazer você pensar na melhor escolha, que é a de perceber, a de sentir a intenção de alguém, antes mesmo que ela se torne visível. Agora você já sabe que caso se engane não precisa se desesperar, pois uma hora a intenção se torna visível.

Segundo pra mostrar que até uma mentira pode ser dita com boa intenção, assim como uma verdade pode ser dita com má intenção.

Enfim, tudo tem uma intenção, e claro que este texto também tem. Mas agora você já consegue sentir se a intenção é boa ou ruim, e caso não tenha conseguido sabe que um dia, mais cedo ou mais tarde, a intenção dele, assim como toda e qualquer intenção, ficará visível.

Leonardo del Rio
Enviado por Leonardo del Rio em 09/07/2010
Reeditado em 14/05/2012
Código do texto: T2367762
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.