Projetos
Gosto da ideia de projetos. Projeto é um querer, uma intenção que se desenha no presente e se lança para o futuro. É algo que se quer realizar, uma ideia que se concretiza. É a pequena semente do desejo que, quando plantada, cultivada e bem cuidada, germina e dá frutos.
Existem projetos de diferentes tamanhos e graus de complexidade. Projetos a curto, médio e longo prazos. Existem diferentes etapas no processo de elaboração e implementação de um projeto (depende do seu tamanho e complexidade) mas todo projeto deve ser minimamente organizado e criativo. Organizar e implementar, pensar e fazer, querer e agir.
A ideia de projetos está bastante presente no âmbito empresarial e educacional, é muito comum ouvirmos falar de “Administração de Projetos” ou “Projetos de Pesquisa”. Mas a ideia de projetos está longe de se limitar a estes contextos. Pense um pouco nos seus projetos de curto ou curtíssimo prazo. Ir ao mercado, por exemplo, é um projeto? Sim, é um projeto muito pequeno e de curtíssimo prazo onde todos os elementos de um projeto estão presentes: o querer, os meios e a ação. Você quer (precisa ou deseja) ir ao mercado, você tem os meios e recursos (transporte, dinheiro) que viabilizarão o projeto e, por fim, você o executa, entra em ação, vai ao mercado, faz as compras e volta para casa: projeto concluído com sucesso. Não nos damos conta de muitos projetos que realizamos no nosso dia-a-dia pois o fazemos de forma quase automática, sem refletir ou ponderar muito sobre. Sem saber, estamos "projetando" o tempo todo.
Alguns exemplos do cotidiano que podem ser colocados na ótica de projetos: pagar uma conta, consertar a maçaneta da porta do quarto, arrumar a casa, ir ao cinema, comprar um livro esgotado, planejar uma viagem, organizar uma festa, arrumar um emprego, comprar um carro, emagrecer, aprender a tocar piano, dançar e jogar tênis, fazer um curso de pós-graduação, criar um Blog, comprar um apartamento, casar, ter filhos, abrir uma empresa, fundar uma ONG, escrever um livro.
A vida está repleta de projetos! Quem não tem projetos morreu e não sabe que está morto. Realizemos, pois, muitos projetos!
Julho de 2010