Reflexão sobre o Holocausto
O Sesc Pompéia sediou uma exposição sobre o holocausto, denominada Shoa - Por um mundo mais tolerante.
Ao visitar uma exposição como esta é inevitavel perguntar o porque de certos absurdos acontecerem. Como uma idéia tão desumana pôde ser disseminada e colocada em prática com apoio maciço da população? Tudo isso nos faz refletir sobre coisas atuais, que se não combatidas podem tomar proporções tão grandes e tão desastrosas quanto aquela. Sabemos que não foi somente nesse momento da história que o ser humano demonstrou toda sua capacidade destrutiva. É preciso ficar atentos com a disseminação de idéias de superioridade, intolerância, preconceito e tantas outras capazes de gerar conflitos desnecessários. Somos todos iguais, ninguém é perfeito e ninguém é superior ou inferior a ninguém. Somos seres humanos e devemos nos conscientizar e nos respeitar mutuamente. A cor da pele, nacionalidade, religião, sexo, orientação sexual, ou o time de futebol e tantas outras diferenças não podem ser usadas como desculpas para o cometimento de atrocidades.
Pense nisso: Ontem foram os judeus, amanhã a intolerância pode se voltar contra qualquer um... e por qualquer motivo...