Cuidado com o clima de Copa do Mundo

Pois bem, a Copa do Mundo começou, e o Brasil tem mostrado bons resultados, mesmo que tenham sido alcançados aos trancos e barrancos. Mas enfim, não é exatamente sobre os resultados da seleção brasileira na Copa do Mundo que eu gostaria de desenrolar esse texto, até porque o Brasil ganhando ou perdendo o brasileiro tem senso de humor altíssimo pra saber lidar com ambas as situações relativamente bem, se o Brasil ganha os brasileiros comemoram, festejam a vitória, e se o Brasil perde, o brasileiro festeja para esquecer a derrota, enfim, tudo é festa! E aí está o ponto a qual eu gostaria de comentar.

Enquanto que o país para, e o povo assiste aos jogos, a política continua lá, em Brasília, abusando da nossa distração, aprovando medidas absurdas e reprovando outras que nos seriam interessantes acaso viessem a veicular. Todavia, os brasileiros, e até mesmo a imprensa brasileira, se voltam para essa competição mundial com a empolgação, e quase que exclusiva atenção, que a disputa e o patriotismo nessa rivalidade esportiva nos fazem manifestar, esquecendo-se dos políticos que não estão assistindo aos jogos, mas sim se aproveitando dos nossos momentos de torcida e preocupação com a seleção na Copa e desatenção para com eles, para que com o tal bom jeitinho brasileiro de ser, levem o Brasil pra onde eles quiserem.

Quero lembrar que somos todos brasileiros não somente no momento de torcer pra qualquer time que nos represente em qualquer esporte que seja, mas somos brasileiros todos os dias, e devemos torcer principalmente pelo bom andamento do país em geral, não exclusivamente no esporte, porque as competições esportivas são efêmeras, passam, e os resultados não trazem certos ganhos consideráveis para todo o país, a não ser é claro o orgulho e satisfação da vitória, que sabemos bem que enche por algum tempo o peito, mas não a barriga.

Então, é necessário que o brasileiro e a imprensa brasileira se atentem para tudo o que ocorre no que se refere ao Brasil, dentro e fora do país. Sabendo torcer pelos os nossos compatriotas lá fora sim, mas sem esquecerem de continuarem observando o andamento dos nossos governantes aqui. Como muito se diz “um olho no peixe, e outro no gato”, é preciso. Enfim, muito cuidado brasileiros, pois se percebe fácil que na nossa política o circo já começou, cadê o pão?

Camila Trideli
Enviado por Camila Trideli em 01/07/2010
Código do texto: T2352901