À moda antiga

O modo como escrevo meus textos reflete muito do que leio. Pelo menos é o que tento colocar aqui. Gosto de livros de escritos mais antigos (se é que podemos usar essa palavra), que utilizam uma linguagem mais romântica, até mesmo, mais exagerada nos sentimentos e emoções. Posso até citar dois: Fernando Sabino e Nelson Rodrigues. Não faz muito tempo que conheci esses dois caras e enlouqueci com o jeito que escreviam. Desde então, tenho lido muito textos que têm uma dinâmica parecida com a deles. É o tipo de leitura que admiro. Clássica, elegante e humana. Sim, humana. O tipo de leitura que deixa transparecer quem esta escrevendo.

O cuidado com cada palavra, cada frase, tornando o texto mais atrativo para o leitor; pelo menos a mim. A preocupação de escolher cada palavra, a que se adeque melhor à próxima e à anterior.

Hoje, é difícil encontrarmos algo assim. Com todo os espaços que temos disponíveis hoje para nos expressar, o carinho com as palavras perde-se no meio de tanta coisa. Seja um texto pequeno, uma frase, uma grande reportagem ou um livro.

Seja como for, prefiro ler aqueles que ainda cuidam da escrita com carinho.

William Nunes
Enviado por William Nunes em 01/07/2010
Código do texto: T2352827
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.