Jamais vi uma montanha remover uma fé
    
     A fé remove montanhas, é um ditado popular.
 
     Entretanto, a montanha se negando a ser movida, deveria remover toda e qualquer fé dogmática ou fundamentalista, sem princípios físicos que a possam corroborar, mas nunca vi tal coisa acontecer.
 
     Boa parte dos humanos prefere ter fé no impossível, e ter esperanças sem bases, a nos contentarmos na fé plausível e na coragem de construirmos com trabalho e dedicação, nossa eternidade presente, ao invés de alimentarmos uma esperança qualquer, uma vez que o futuro nada é, somente o presente é tudo.

___________________________________________
    
     O presente não é tudo, por uma questão de fé.
 
     O presente é tudo por uma questão de fato.
 
     É no presente, e apenas no presente, que estão meus entes mentais e físicos. Respiro, falo, ando, corro, tudo que faço, é unicamente no presente que o faço. Nunca ajo no passado, ou nunca conseguirei agir no futuro.
 
     É óbvio que sou afetado pelo que agi, ou pelo que outros agiram no passado, mas quando agi, era meu presente, e quando sou afetado, também é o meu presente. É evidente também que minhas ações de hoje poderão afetar momentos futuros, mas quando afetarem, será o presente que estará sendo afetado. Só afetamos, ou somos afetados no presente.
 
     Mesmo com a relatividade, que demonstra que os tempos são relativos, posso estar presenciando ações no passado ou no futuro, quando relacionados com o meu presente, mas para quem esta agindo, aquele momento é o seu presente.
 
     Posso ter fé que viverei amanhã, mas quanto ao viver agora, não é uma questão de fé, é de certeza, é de verdade.
 
     Estou vivo, isso é um fato, e não um desejo, ou uma crença. Minha irmã está morta neste momento presente, isto não é uma questão de fé, é um fato verdadeiro. Está de noite, isto não é uma questão de fé é uma questão de verdade.
 
     Mesmo sobre o futuro, existem coisas que não são questões de fé. O sol vai nascer amanhã, e nascerá no leste, eu não tenho fé disto, eu tenho certeza disto.
 
     É futuro, mas implica em verdade. Fé implica em acreditar em algo que não tenho conhecimento de verdade, pois quando o tiver, deixa imediatamente de ser fé, e vira fato, vira verdade. A fé tem sempre que andar na frente, mas não pode ser aliada do absurdo, tem que ser companheira do possível.
 
     Ter fé que amanhã o sol nascerá do outro lado, não é uma questão de fé, é de loucura, ou de fanatismo.
 
     Por isso não vale jogo abstrato de palavras, não vivo o agora por questão de fé, e sim de fato, torço penhoradamente que minha filha passe no vestibular, pode até ser uma questão de fé, mas é a principio uma questão de trabalho, de estudo, e de dedicação.
 
     Desculpem-me o alongamento.


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 24/06/2010
Reeditado em 24/06/2010
Código do texto: T2337872
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.