Alívio. Se felicidade tem algum significado, talvez seja esse.
Andarilho solitário. Sempre tem um longo caminho a percorrer, e por mais que pare em breves momentos, sendo abrigado por alguém, os andarilhos seguem sua sina, sua profissão e sua vida sozinho, se não não seriam dignos do adjetivo que lhes foi dado.
Escritor solitário. Precisa ficar muito tempo sozinho, pensnado no que escrever...precisa ficar sozinho, e apenas consigo mesmo pensa em boas coisas, apesar de perguntar em breves momentos a um ou outro. andando sozinho em um longo caminho, para chegar a breves momentos com várias pessoas.
Aprendizes e professores, de certa forma também o são. O primeiro passa muito tempo pesquisando coisas para aprender, e pouco tempo tem para partilhar, ou as vezes tem tempo, e não tem pessoas para partilhar o que aprendeu. O segundo passa muito tempo preparando coisas para ensinar, e as vezes tem pouco tempo para ensinar realmente o que preparou para seus alunos/discípulos.
Raposas e lobos também. Não tanto os lobos, mas existem alguns esguios que fogem da alcatéia. Talvez por que prefiram, talvez por não terem sido aceitos pelo macho alfa. Raposas precisam correr, caçar, se esconder de perigos. Procurar a luz, para que a teia de escuridão não cubra seus olhos.
Por longos momentos, todos eles caminham sozinhos, dão muitos e muitos passos sozinhos, pensam em ficar no meio do caminho. Por breves momentos encontram abrigos, e muitos outros caminham sozinhos como estes. Mas, o que eles procuram é a luz, para que a teia de escuridão não cubra seus olhos. Quando eles acham, fecham os olhos, e se encostam no ombro de alguém. Sentem o cheiro do ombro de alguém, encostados nesse ombro, de olhos fechados. Se sentem aliviados e restaurados com esse breve momento, mesmo que tenham andado muito, e estejam muito cansados, e estejam com os olhos quase tampados. A luz volta, o cheiro invade o olfato, o silencio escutado nesses momentos é reconfortante, e não agonizante como sempre, e mesmo que esteja em uma música, ele toma ritmo. É um breve momento descrito com mais alegria, palavras e coração do que todos os longos passos dados até chegar nele. E todos eles talvez pensem: se felicidade tem algum significado, deve ser esse.