Momentos Felizes Iluminam Nossa Existência - Melhores Momentos
 
 
Melhores momentos:


Estava assistindo, com minha esposa, a um programa de debates em um canal pago, e veio a pergunta feita por uma jornalista. - Se você tivesse que escolher uma lembrança única, como a melhor de sua vida, qual seria esta lembrança? 

Veio-me a mente, imediatamente um pensamento. A vida tem muitos sofrimentos, mas também, é ela, pontilhada por momentos memoráveis de felicidade. 

Para mim, um estado de felicidade absoluta não existe, ou pelo menos não existe depois que chegamos a ser adultos. Um estado de contínua felicidade é uma impossibilidade tão maior, quanto mais formos conscientes do estado de realidade em que vivemos. 

Tem uma frase que muito me marcou, foi dita por um grande cientista, não sei se parafraseando alguém. O que me importa é a grandeza desta frase. Falava Einstein: “Enquanto existir uma criança sofrendo, é impossível sermos felizes. Enquanto alguma criança padecer de fome, de abandono, de miséria, enquanto viver alguma criança abandonada, onde a sociedade não tenha sido capaz de possibilitar, a esta criança, um estado mínimo de dignidade humana e social, é vergonhoso que possamos nos achar felizes.” A frase não era exatamente esta, mas o sentido era.

Deveríamos ter vergonha de vivermos a felicidade, enquanto viverem crianças que sofrem. Deveríamos ter nossa sensibilidade e nossa humanidade chocadas ao extremo pelo sofrimento de qualquer criança, em qualquer lugar do globo, sobre qualquer justificativa que se tente fazer. As crianças são o que de mais nobre existe na face da terra, e é uma obrigação de cada um de nós, individualmente e coletivamente, salvaguardar a dignidade humana de toda e qualquer criança, esteja ela aqui perto de nós, esteja ela em uma favela, na Africa ou no Afeganistão, seja este um pais cristão, islâmico ou hinduísta, sejam seus pais fieis ou ateus. 

Defender a dignidade humana deve ser nossa máxima obrigação, agora defender a dignidade do viver de uma criança deve superar nossa própria dignidade. Não que devamos abrir mão de nossa dignidade pelas crianças, posto que só podemos dar o que temos. Me refiro tão-somente a que deveríamos dar mais importância e prioridade a dignidade das crianças.

Isto posto, basta para me conscientizar que jamais, pelo menos por enquanto, poderemos viver em um estado de felicidade absoluta. Assim nossa busca deve ser não buscar esta felicidade absoluta, posto que ela é impossível, mas sim minimizar o nosso sofrimento, e sempre que possível iluminar alguns momentos de felicidades avulsas. Devemos assim abraçar de corpo e alma cada um destes momentos, desde que dentro de uma existência ética.

 
Desta forma, também tive momentos mágicos de felicidades, apesar de todas as dificuldades e sofrimentos. É impossível, pelo menos para mim, escolher um único momento de felicidade. Vem-me vários momentos a mente, e eles se sobrepõe em velocidade, o que me faz temer que não consiga registrá-los todos. Talvez eu seja um homem mais feliz que a média, mas tenho vários momentos que me são muito felizes.

Foram inúmeros os momentos de felicidade que consegui. É impossível escolher um só.

Talvez eu seja um sortudo, mas foram vários os momentos de máxima felicidade, não contínuos é verdade, mas que polvilharam com muito brilho minha existência.

 
Tenho a certeza que o mesmo ocorra com todos. O triste, é que costumamos não valorar como felizes, os momentos avulsos que experimentamos na loucura do dia a dia.
 
“Felicidade é a certeza de que a vida não está passando inutilmente – Érico veríssimo”
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 19/06/2010
Código do texto: T2329304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.