Por que ter medo do passado?
Me pergunto, diuturnamente...
Qual é o motivo que me leva a esse medo?
Seria medo do passado, ou de não querer aceitar algumas situações desse mesmo passado?
Oscar Wilde numa citação disse:
"O tempo e o espaço, a sucessão e a extensão, são meras condições acidentais do pensamento".
Devemos encarar o passado, como um lugar onde busquemos informações, para que tomemos as melhores decisões.
Estar em sintonia com a nostalgia, não é uma coisa ruim, e sim estar permanentemente aprendendo e absorvendo conhecimentos para o nosso desenvolvimento.
Entendo agora, que devemos manter sempre o passado no lugar devido, no lugar a qual pertence, no passado.
Temos de viver o presente e o futuro.
Sigo um ditado que há muito ouvi:
"Quem não tem passado, não tem futuro."
Portanto, o medo do passado, nada mais é do que distorções de nossos pensamentos.
Temos de encará-lo como algo que nos dá alicerce para a construção de nosso presente e de pavimentar o caminho para o futuro.
Já diz o ditado popular: "Não deixe que as marcas do passado e o medo do futuro, estraguem o seu dia de hoje."
Saber aprender com os erros do passado, é uma forma de ensinamento, de como nos comportarmos no futuro.
Dito isto, só me resta espantar os fantasmas do passado, para que não assombrem meu presente e comprometam o meu futuro.