Sobre o papel da poesia no mundo:
A poesia não pode mudar o mundo, mas tem o poder de inspirar mudanças.
Denis Correia Ferreira
07/03/2010-11:58
--------------------------------------------------------------------
Sobre o papel da poesia no mundo: (expansão)
A poesia não pode mudar o mundo, mas tem o poder de inspirar mudanças.
A poesia é uma ferramenta poderosa, da qual todos podem se servir sem cerimônia, desde que entendam e respeitem o papel da poesia e a liberdade de expressão que ela confere.
A poesia na minha opinião, é um gênero poético que transita livremente pelos mais variados meios, estilos e formas... diria até que a poesia transcende a sua própria definição e conceito, pois é uma coisa viva e vibrante, que atravessa o tempo e supera todas as barreiras possíveis.
Denis Correia Ferreira
07/03/2010-13:06
N.D.A.: Definição do termo poesia, segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre:
A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice."[1] O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.[2]
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal).
A poesia, no seu sentido mais restrito, parte da linguagem verbal e, através de uma atitude criativa, transfigura-a da sua forma mais corrente e usual (a prosa), ao usar determinados recursos formais. Em termos gerais, a poesia é predominantemente oral - mesmo quando aparece escrita, a oralidade aparece sempre como referência quase obrigatória, aproximando muitas vezes esta arte da música.
Referências no texto extraído da Wikipédia:
[1] ALMEIDA (sXVI) apud MUHANA, 2006.
[2] ARISTÓTELES. Poética, IX-50.